Estudo inédito

Pilates, nail art e investimentos: o que revela o Relatório de Tendências Masculinas do Pinterest

Homens representam mais de um terço da audiência global da plataforma, com participação maior da geração Z

Pela primeira vez, o Pinterest apresenta um relatório de tendências masculinas inédito que analisa em profundidade o comportamento dos homens na plataforma, especialmente os da Geração Z. Hoje, os usuários homens já representam mais de um terço da audiência global.

Os dados mostram um grupo masculino diverso e curioso, que rejeita boa parte das toxicidades vistas em outros lugares da internet, e se conecta com conteúdos de formas positivas e autênticas. Além do estudo, a plataforma está lançando o perfil Pinterest Man, um espaço dedicado para que homens descubram inspiração e acompanhem as últimas tendências.

Relatório de Tendências Masculinas do Pinterest
Foto: Divulgação

Relatório de Tendências Masculinas do Pinterest:

Bem-estar em alta: Corpo e mente saudáveis

O bem-estar virou prioridade máxima: cuidados com o corpo e alimentação saudável estão em alta entre os homens no Pinterest. De acordo com a plataforma de insights de público GWI, mais da metade dos usuários homens da Geração Z e Millennials no mundo todo se interessa por esportes, fitness e exercícios.

Pilates e escalada são destaques do momento: as buscas por “roupa de pilates” subiram +125% e “estética da escalada” +95%. O interesse por hidratação e alimentos funcionais também crescem: buscas como “hidratação” (+50%) e “bebidas esportivas (eletrólitos)” (+45%) estão bombando.

Novos rumos em estilo & autocuidado

Cuidados essenciais como rotinas de cuidados para cabelos e pele ganham força, com pesquisas sobre “rotina de cabelo saudável” e “cuidados para pele seca” subindo +45%. E eles estão ousando misturar universos, procurando por maquiagem masculina (+50%) e design de unhas para homens como nunca antes.

A moda segue em alta entre homens da Geração Z que já usam o Pinterest (46% buscaram dicas de moda no último mês), eles criam novas estéticas como “older brother core” (+95%) e “grunge vintage” (+50%).

Tech & finanças da nova geração

De acordo com GWI, os homens Geração Z e Millennials do Pinterest se dizem mais “confiantes em tecnologia” que a média e estão sempre de olho em gadgets, usando o Pinterest para buscar inspirações como “designs para impressora 3D” (+1210%) e “vídeos com IA” (+800%). E estão de olho no futuro financeiro: quase metade diz se interessar por investimentos, negócios e temas como app de investimento (+620%) e planejamento financeiro (+285%).

Salvando ideias em todas as fases: do gaming à sala de estar

À medida que vivem novas fases, os interesses dos homens mudam. Segundo a GWI, homens da Geração Z (18-27 anos) se declaram gamers mais do que o dobro da média, e as pesquisas por “game design” (+160%) ou “personagens de League of Legends” (+590%) não param de crescer.

Já entre os homens Millennials (28-43 anos) usuários de Pinterest, o lar ganha destaque: de acordo com GWI, 41% pesquisaram decoração em casa no último mês, com buscas por itens como “mesa de aço” (+35%) e “Marcel Breuer”, (+40%), famoso por suas cadeiras. E a paternidade também está com tudo: as buscas por “fotos de momentos especiais do bebê” (+415%) e “paternidade inteligente” (+125%) seguem em alta.

Beatriz Maxima

Repórter

Jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. Formada em Jornalismo pela Unesp, é pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.

Jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. Formada em Jornalismo pela Unesp, é pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.