De acordo com um barômetro da UBRAFE/SPTURIS, o setor de eventos brasileiro com foco na geração de negócios segue em crescimento e alcançou resultados históricos no primeiro semestre de 2025.
Foram realizados 612 eventos de grande porte — todos com público mínimo de 700 participantes — entre janeiro e junho deste ano, um crescimento de 19% em relação ao mesmo período de 2024. O número de visitantes únicos também atingiu um recorde: 3,2 milhões de pessoas, alta de 14% sobre o ano anterior.
A análise mostra que, além da recuperação pós-pandemia, a indústria vive um ciclo de expansão impulsionado por investimentos, inovação e pela retomada consistente das agendas corporativas e setoriais. 69% dos eventos registrados no primeiro semestre de 2025 foram corporativos, consolidando o segmento como protagonista da movimentação econômica e do calendário nacional. Congressos (10%), feiras setoriais de negócios (13%) e convenções (8%) completam o quadro.
Oportunidades e desafios
Os números positivos refletem novas oportunidades para marcas, expositores e patrocinadores, mas também aumentam a responsabilidade sobre a forma como os eventos são concebidos e executados. A exigência por empresas estruturadas e qualificadas nas contratações é um fator decisivo para garantir segurança, inovação e eficiência no uso de recursos.
“Esse tipo de levantamento contribui para um planejamento mais assertivo, alinhado às melhores práticas e capaz de gerar impacto positivo em toda a cadeia produtiva dos eventos. Com ele, conseguimos dimensionar a relevância da indústria de eventos voltados para geração de negócios e direcionar esforços para qualificá-la ainda mais”, afirma Paulo Passos, Diretor Executivo da ABRACE.