Em um país onde mais de 58 milhões de pessoas se declaram fãs da NBA, a liga americana de basquete encontrou terreno fértil para cultivar não apenas uma audiência fiel, mas também um ecossistema de experiências ao vivo. A principal delas é a NBA House, que chega à sua sétima edição no Brasil e acontece entre os dias 5 e 22 de junho no Parque Villa-Lobos, em São Paulo.
Em entrevista exclusiva ao Promoview, Fabio Laudisio, Head de Marketing da NBA no Brasil, compartilha os bastidores da estratégia da liga para o mercado brasileiro e as novidades desta edição da NBA House.
NBA House: a “arena” brasileira
Inspirada em edições realizadas em Londres (2012) e Madri (2014), a NBA House estreou no Brasil durante os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Desde então, se reinventa a cada edição: “A primeira só abria nos dias de jogo. Recebia 800 pessoas por dia. Hoje abrimos por mais dias, temos público variado, conseguimos equilibrar bem as ativações dos parceiros com as atrações da liga”, conta Fábio.
O evento combina a transmissão das finais da NBA com ativações de marcas parceiras, jogos interativos, quadra de LED, experiências gamificadas e atrações voltadas tanto para o fã hardcore quanto para quem consome a liga pelo lifestyle. Para o Head de Marketing, a régua está alta após o sucesso das últimas edições. “O fã espera viver aqui a mesma excelência que veria em um jogo nos Estados Unidos”, explica.
No formato atual, há dois tipos de ingresso. O público pode curtir os dias de jogo (Game Nights) ou dias mais voltados ao entretenimento geral e às famílias (Fan Days).“Tem quem vá pela emoção do jogo e quem vá para curtir o ambiente. A House atende os dois perfis”, afirma.
Parcerias de longo prazo
Com contratos de longo prazo, por exemplo o da Budweiser (11 anos) e o da Sadia (5 anos), a NBA tem se posicionado como uma plataforma de construção de marca contínua. Participam também da NBA House 2025 a ESPN, a Hellmann’s, a Sportingbet, a XP e a TNT. A marca de energéticos foi a última confirmada e patrocinará não apenas a NBA House, mas sim será patrocinadora oficial de NBA no Brasil.
Não fazemos nada pontual. A história começa antes da House, com campanhas, ativações e promoções. A House é o ponto culminante dessa jornada. E buscamos parceiros que queiram construir essa história ao longo das edições.
Fabio Laudisio, Head de Marketing da NBA no Brasil
Cada parceiro tem objetivos distintos e é atendido de forma personalizada: enquanto a XP investe em benefícios financeiros para seus clientes — como pré-venda exclusiva e sistema cashless integrado, por exemplo, —, o Boteco Hellmann’s deu início às experiências da temporada, com a participação de Sadia e Budweiser.
Ainda assim, todos os patrocinadores recebem entregas básicas como visibilidade na campanha oficial, ingressos para ações B2B e ativações nas áreas gamificadas da House. A Sadia, por exemplo, promove o “Sadia Day”, com programação exclusiva para convidados, enquanto a Sportingbet realiza ações ao lado das quadras temáticas.
Critérios para entrar no jogo
A seleção de parceiros também obedece a critérios estratégicos. Além do alinhamento com o momento da marca e o que ela pode oferecer de valor ao fã, a NBA analisa sinergia com seus pilares e segmentos prioritários. “Tem marca que é gigante, mas está falando com música, não com esporte. Então não é o momento”, diz Fabio.
O Head de Marketing explica, ainda, que há parcerias com marcas a nível global que impedem parcerias locais em alguns segmentos. Todavia, quando não há esse impedimento, a equipe brasileira tem total liberdade de entender quais patrocinadores fazem mais sentido para o público e para a narrativa da própria NBA.
Há diferentes tipos de parceria com marcas também. Além das que patrocinam a House, existem aquelas que possuem licenciamento para desenvolver produtos da NBA, mas não ativam. Marca que combinam direitos de marketing e licenciamento são as que mais se destacam. Isso permite não só ativar na NBA House, mas também desenvolver produtos oficiais.
NBA se fortalece junto ao público brasileiro
“O Brasil é um dos dois mercados prioritários para a NBA na América Latina, ao lado do México”, afirma Laudisio. Mais do que apenas números, o executivo destaca que a liga encontrou aqui uma vantagem competitiva: o horário dos jogos coincide com o horário nobre da televisão brasileira, o que favorece o consumo ao vivo — uma experiência cada vez mais valorizada pela liga.
Além disso, o engajamento do público brasileiro é diferenciado. “É um fã vibrante, apaixonado, que quer ver ativações autênticas, que falem com os costumes locais”, completa. Isso se reflete diretamente nas estratégias de conteúdo, ativações e na própria concepção da NBA House.
Questionado sobre a possibilidade da NBA House ser realizada em outras cidades do país, o Head de Marketing conta que não há planos para isto ainda. No entanto, conta que a NBA busca levar outros eventos e iniciativas, como as lojas-conceito da marca, a outras regiões do Brasil.
NBA House 2025
Datas: de 5 a 22 de junho
- Game Night: 5, 8, 11, 13, 16, 19 e 22 de junho
- Fan Day: 6, 7, 8, 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de junho
Local: Parque Villa-Lobos