Foi uma empresa do setor financeiro que estreou aquela que pode ser uma nova fase para o marketing promocional brasileiro. O setor de marketing desta empresa realizou meses atrás uma concorrência com vinte agências. Além de ter aberto o processo de concorrencia em duas ocasiões, o “cliente” cancelou o job por falta de verba. Esta atitude levou uma das agências participantes a informar o ocorrido ao programa De olho no Mercado, estabelecido pela Ampro. Após analisar o fato a entidade enviou carta ao presidente e para o diretor de marketing da empresa que realizou a concorrência.
O programa De olho no Mercado estimula a denúncia de práticas nocivas ao setor promocional e surgiu junto com o lançamento do Guia de Melhor Prática para seleção de agências de marketing promocional, resultado do convênio entre ABA e Ampro realizado em 2009.
Como resultado, a empresa advertida mudou seu processo de concorrência e agora está inclusive remunerando os participantes, conforme a orientação do Manual da Ampro. “O número excessivo de agências e o balizamento desigual são dois dos maiores problemas que as agências de marketing promocional enfrentam atualmente” destaca Guilherme da Almeida Prado, presidente da Ampro.
O diretor da agência que denunciou a forma pouco produtiva na realização da concorrência conversou com Promoview mas não quis ser identificado. “Fiquei surpreso que tudo tenha funcionado e não acreditava que pudéssemos realizar uma transformação como essa. Recomendo todos e todas que informem a Ampro quando participarem em concorrências com mais de três empresas. A alta diretoria não toma conhecimento do que acontece no dia-a-dia dos setores de marketing e compras”.
“É importante que os casos sejam trazidos até a Ampro para que possamos agir com isenção e imparcialidade e desta forma auxiliar na resolução dos problemas que prejudicam nossos associados”, finaliza Guilherme de Almeida Prado.
As informações sobre processos de concorrência realizados fora dos padrões recomendados podem ser feitos para Ampro pelos seguintes telefones:
São Paulo e demais cidades 11 3815-9998
Recife 81 32278700
Curitiba 41 30293444
Porto Alegre 51 3235-4405