Experiência de Marca

Guilherme Prado fala sobre a expansão da Ampro

Há 17 anos a Ampro - Associação de Marketing Promocional trabalha orientando o mercado na melhor forma de utilizar as ferramentas desta disciplina da comunicação que é específica e complexa, porque envolve dois fatores críticos: a logística e o fato das ações se desenvolverem, na maioria dos casos, “ao vivo”. A entidade inicia nova campanha para ampliar seu quadro.

Há 17 anos a AmproAssociação de Marketing Promocional trabalha orientando o mercado na melhor forma de utilizar as ferramentas desta disciplina da comunicação que é específica e complexa, porque envolve dois fatores críticos: a logística e o fato das ações se desenvolverem, na maioria dos casos, “ao vivo”. Atualmente, com quase 300 associados, a entidade inicia nova campanha para ampliar seu quadro.

Sempre que as agências promocionais são convidadas parar se associarem à entidade, passam a fazer conta do valor das mensalidades versus o benefício de ser associada. Logo, vem a pergunta: quais benefícios que a nossa agência terá se associando, além do glamour das premiações, que são importantes, porém, não estritamente necessárias? Por isso Promoview foi conversar com Guilherme de Almeida Prado, presidente da Ampro, para elucidar uma série de dúvidas que ainda pairam no mercado.

Guilherme de Almeida Prado, presidente da Ampro.

Promoview: Guilherme, por que é tão complicado para as agências promo tangibilizarem os benefícios oferecidos pela Ampro?

Guilherme de Almeida Prado: Acho que isso já mudou bastante. No início do ano tínhamos por volta de 230 associados e estamos chegando em 300. E uma coisa é certa, as empresas com mais visão e mais profissionais já fazem parte da Ampro. A dificuldade está em convencer uma parcela do empresariado que ainda não se associou à Ampro de que vale a pena fazer parte da entidade. Para isso, estamos deixando mais claro os benefícios que oferecemos. Por exemplo, temos uma assessoria jurídica gratuita que se a empresa utilizá-la uma vez ao ano já terá valido a pena. Se a empresa participa de cursos e/ou de premiações também apenas o que ela ganha em descontos por ser associado Ampro já retorna o investimento. E, para mim, o mais valioso é o intercâmbio de informações com profissionais de mercado. Por intermédio de conversas com outros associados, é possível descobrir quais são os clientes ruins que atrasam pagamento e que têm rentabilidade negativa, é possível trocar experiências de bons e maus fornecedores, enfim, o associado ganha em conhecimento um valor incalculável. Entretanto, é preciso que fique claro que o associado precisa participar. A troca de experiências e os diversos benefícios da entidade não vão cair no colo dele.

Promoview: A Ampro disponibiliza aos associados da entidade o cadastro eletrônico de ideias, uma espécie de fórum onde são resolvidos os casos, onde uma ideia promocional possa ter sua anterioridade reivindicada. Este recurso já foi utilizado? Quais os resultados?

Guilherme de Almeida Prado: O cadastro eletrônico de ideias acabou de ser lançado. Anteriormente tínhamos um cadastro de ideias que era feito fisicamente. Basicamente, a mudança foi feita para tornar mais ágil e prático para as agências cadastrarem seus projetos antes de apresentarem nas suas concorrências. O objetivo é proteger anunciantes e agências da cópia indevida de ideias, ou de alegações infundadas que determinada ideia é da agência e não do cliente. No cadastro físico já tivemos dezenas de projetos registrados e alguns poucos casos de reclamações ao comitê de ética da entidade. Num dos casos, uma agência reclamou de cópia de todo o projeto por parte de um cliente, sem que houvesse nenhuma remuneração. O jurídico da Ampro entrou em contato com o jurídico da outra empresa. Na mesma hora o caso foi resolvido, pois ficou claro para o jurídico do cliente de que houve má-fé de um dos seus funcionários e a diretoria sequer estava sabendo do ocorrido.

Promoview: A Ampro, em conjunto com a ABA está enviando correspondências para presidentes e diretoria dos grandes anunciantes brasileiros quando, em nível de gerência e compras, as convenções acabam não sendo cumpridas, prejudicando as agências. Como funciona isso?

Guilherme de Almeida Prado: Na verdade, Ampro e ABA criaram em conjunto, no ano passado, um guia de seleção de agências de marketing promocional. Esse guia foi elaborado a quatro mãos por ABA e Ampro e, portanto, contempla as melhores práticas, tanto do ponto de vista dos anunciantes, quanto das agências. Entretanto, muitas empresas ainda desconhecem esse guia. Logo, resolvemos intensificar a divulgação desse guia que visa ajudar os anunciantes a conduzirem processos mais eficientes de concorrência. Para isso foram criadas várias ações como divulgação no site da Ampro e da ABA, distribuição do guia nos eventos da Ampro, envio do guia para todos os membros da ABA e da Ampro. Além disso, abrimos um canal na Ampro cujo objetivo é o associado avisar que em determinada empresa está ocorrendo concorrências de forma pouca produtiva. Nesse caso, a Ampro e a ABA enviarão uma carta com o guia anexo para o diretor ou vice presidente de marketing da empresa tomarem conhecimento de que já existe um manual de boa prática.

Promoview: Nós consideramos importante que as empresas saibam a linha de pensamento da entidade sobre alguns assuntos, especialmente os mais críticos, como remuneração. Chamou nossa atenção o manifesto que você fez semanas atrás denominado: “60 dias para pagar – a ilusão da falsa economia”. O que cada agência pode fazer no seu dia-a-dia para melhorar esta política de prazos?

Guilherme de Almeida Prado: Independente de uma agência possuir capital de giro com folga ou não, dinheiro custa de qualquer forma. Ou seja, as agências precisam se conscientizar que vender a vista, em 30 dias ou em 60 dias, não pode ter o mesmo custo. É necessário cobrar pelo custo financeiro de se conceder prazo de pagamento a seus clientes. O que ocorre hoje, no mercado, é que alguns anunciantes têm seguido uma política internacional de alongamento de prazos de pagamento. Mas, precisa ficar claro para esses anunciantes que, quanto maior o prazo, maior o custo. Para isso, cada agência tem um papel fundamental de sentar com seus clientes e mostrar o custo que existe em pagar com prazos alongados. Em eventos, por exemplo, grande parte dos fornecedores são pagos antecipadamente e há clientes que querem pagar em 30 dias após o evento. Não há nenhum problema nisso, só é preciso ficar claro que o cliente pagará mais caro por conta desse prazo. Isso funciona em qualquer indústria e tem de passar a valer no nosso setor. Por outro lado, já há clientes que perceberam isso e flexibilizaram seus pagamentos obtendo ganhos com isso.

Promoview: Finalmente, qual o primeiro passo para quem quer se associar a Ampro?

 Guilherme de Almeida Prado: Acessar o site da entidade no endereço www.ampro.com.br