Profissionais

Estadão divulga vencedores do Young Lions Brazil 2023

Com patrocínio da Ambev e Burger King, 224 duplas concorreram entre as categorias Film e Digital.


O Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, divulga o nome das duas duplas vencedoras da edição deste ano do Young Lions Brazil. Igor Araujo Liberato, Diretor de Arte, e Lucas Carasek de Moura, Redator, com ‘Viva Noites Épicas: Budweiser Zero’; e Amanda Losi, Diretora de Arte, e Camilla Ferreira Lopes, Redatora, com ‘O Rei Sem Conservantes’; foram os ganhadores das categorias Film e Digital, respectivamente.

No total, 224 duplas se inscreveram na competição que levará os escolhidos para participar do Young Lions Competition, durante o Festival de Cannes Lions – na França, onde terão 24 horas para desenvolver campanhas destinadas a ONGs determinadas pela organização do festival.

Para-Paulo Pessoa, Diretor Executivo Comercial do Estadão, essa edição do Young Lions Brazil mostra uma geração de profissionais do mercado publicitário mais conectado e responsável. “A publicidade está cada dia mais diversa e alinhada com as pautas sociais. Tecnologia e ESG vão guiar as novas gerações”, comenta.

Esse ano foram 35 duplas na categoria Film e 189 na Digital, patrocinadas pela Ambev e Burger King, respectivamente. Nas duas, os inscritos eram obrigados a enviar uma prancha resumo que deveria explicar, no mínimo, três itens principais: Qual é a ação proposta; Qual é a estratégia para alcançar os objetivos/KPIs e por quê; e Qual é o conceito criativo. Além disso, em ambas o vídeo case de até 2 minutos era opcional, enquanto para Film era obrigatório o envio de um filme de até 60 segundos.

Todo o processo de julgamento foi e continua sendo completamente anônimo. Os jurados votaram sem saber em quem e só conheceram os nomes dos vencedores depois do anúncio oficial. Todos os trabalhos concorrentes serão enviados aos patrocinadores que terão o direito de utilizá-los, acordando os detalhes com seus criadores.

Foi muito difícil definir um vencedor porque vários projetos atendiam em cheio o briefing de como comunicar que o BK está retirando corantes e aromatizantes artificiais do cardápio. Muitos com inovação, hackeando redes e plataformas novas como o Onlyfans e chat GPT; outros se aproveitando de trends do momento como Transformation e o filtro de harmonização facial; outros pegando caronas em memes e conversas como o Naldo Benny e o @choquei. O case vencedor revisita um asset importante do BK, o rei, e faz um paralelo interessante com conservantes, passando por uso de uma trend que faz sucesso no TikTok, além de ter participação popular e recompensar os clientes”, destacou Juliana Cury, VP de marketing e vendas do Burger King.

Para os vencedores, estão garantidas hospedagem, passagem aérea e inscrição no Young Lions Competitions, em que o Brasil é o primeiro no ranking com 19 medalhas até hoje.

O júri responsável por avaliar os melhores trabalhos desta edição foi composto por: Wilson Mateos, da 11:11; Paula Paiva e Paula Marsilli, representando a Associação Brasileira de Anunciantes; Beto Rogoski, representando a Associação Brasileira de Agências de Publicidade; Carolina Caracas Gargione, da Ambev; Maurício Mazzariol, da BBDO NY; Pedro Henrique Laguárdia, da ZAMP (Burger King); Erick Willmer e Gabriela Moura, representando o Clube de Criação; André Kassu, da CP+B; Laura Esteves, da DM9; Paula Balsinelli e Daniel Canello, do Estadão; Guilherme Cavalcante e Antonio Rodrigues, representando o Grupo de Mídia; Juliana Utsch, da Gut; Fabiana Manfredi e Lucas Reis, representando o IAB; James Feeler, da Jamute; Marilu Rodrigues, da Lew,LaraTBWA; Álvaro Rodrigues, da MADE; Márcio Fritzen, da MGNT Family; Roberta Magalhães, da Ogilvy; Caio Tezoto, da SUNO; Leonardo Norato, da SUNOPAIM; Marina Erthal, da Talent Marcel; Leticia Kohanoski, da Tech and Soul; e Ícaro Doria, da DM9.

Confira aqui os trabalhos vencedores.

Fotos: Divulgação