Agências

Google cria ranking para agências de publicidade

O gMaturity tem o objetivo de definir o lugar das empresas conforme sua presença digital, levando em conta características como IA e usabilidade tecnológica.

O Google acaba de lançar, exclusivamente no Brasil, serviços de consultoria para agências que desejam ampliar o índice de maturidade digital no mecanismo de buscas. A empresa trabalhou no gMaturity durante os últimos dois anos e tem a meta de classificar as agências de marketing em quatro níveis de desenvolvimento, integração e usabilidade tecnológica, principalmente relacionado à utilização da inteligência artificial (IA) no dia a dia de suas operações.

Os níveis de integração digital incluem: Nascente, Emergente, Conectado e Multimomento. 

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Pelo levantamento que fizemos, concluímos que não há nenhuma agência aqui no Brasil que esteja no último estágio”, revelou Aline Moda, diretora de agências do Google no Brasil

Durante essa primeira fase, o Google analisou aproximadamente 30 agências, mostrando que 88% das agências se encontram primeiros níveis do ranking, sendo que 48% são Nascentes e 39% são Emergentes; enquanto isso 12% foram classificadas como Conectadas

Nosso objetivo é que até o final do ano tenhamos ao menos uma agência no último grau do índice”, destacou ela.

De acordo com a executiva, a plataforma de buscas pretende trazer a IA para dentro dessas empresas e, com isso, permitir que os profissionais tenham um planejamento mais eficiente em relação à mão-de-obra humana em outras áreas no setor. 

Não queremos tirar o emprego dos colaboradores, queremos que as agências coloquem essas pessoas em áreas que permitam o trabalho conjunto com ferramentas de IA poupando tempo e aumentando o lucro”, ressalta.

Conforme a pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group, por solicitação do Google, agências no último dos quatro níveis podem ter 20% de crescimento na geração de receita e diminuição de 30% nos custos relativos às campanhas de marketing.

O gMaturity se baseia em 40 critérios para classificar as agências em cada um dos leveis de digitalização, mas que podem ser elencados em quatro grandes pilares.

  • A capacitação das equipes inclui a expertise dos times das agências em usar os recursos operacionais disponíveis do Google;
  • O uso de tecnologias inovadoras no processo de criação e na descoberta de insights;
  • A adoção de inteligência artificial na produção, criação e divulgação das peças, até mesmo durante a aquisição de espaço;
  • As ferramentas de criação incluem o processo de criação das peças, além de na procura de novas tecnologias para a otimização desse processo.

No evento, que contou com a presença de profissionais de 43 agências no salão do Blue Note, espaço de jazz no topo do Conjunto Nacional em São Paulo, os porta-vozes do Google revelaram às 180 pessoas os resultados e detalhes da nova empreitada.