O maior festival de música do Sul do País, desta vez em Atlântida, Litoral Norte do RS, entre os dias 11 e 13/02, mais uma vez superou a expectativa e foi recorde de público. O marketing promocional, sempre presente em grandes eventos, estava lá e, grandes marcas promoveram interação com o seu público alvo. Assim como no Planeta Atlântida de Santa Catarina, Promoview realizou cobertura especial, retratando as principais ações promocionais.


Dividido em arena e camarote, o megaevento apostou na fórmula de sucesso que mistura atrações de diversos gêneros musicais em variados espaços, oferecendo múltiplas opções de entretenimento e diversão, atraindo muitas tribos em uma área superdimensionada, oferecendo conforto aos participantes com grandes espaços para circulação e uma segurança impecável, já tradicional neste evento.
Quem acompanha o evento há algumas edições, percebe que a cada ano as marcas têm ampliado a qualidade das ações promocionais e estruturas logísticas para obterem a atenção da garotada que vai aos shows. Isso pode ser conferido nesta seleção de imagens do Promoview, o primeiro site a cobrir as ações promo no Planeta Atlântida, que é uma realização do Grupo RBS.

O festival, realizado há 16 anos, contou em 2011, com o patrocínio de Pepsi, Nova Schin, Renner, Vivo e Dakota e movimentou cerca de R$ 100 milhões na economia local de Xangri-Lá, cidade onde fica a praia de Atlântida e que nos meses de janeiro e fevereiro chega a ter 100 mil habitantes.
A estimativa de quanto o evento gerou de recursos é de Claudio Toigo, diretor de operações em TV e rádio do Grupo RBS. “Considerando hospedagem, alimentação, ingressos, transporte, entre outras coisas que o festival proporciona à região, podemos considerar essa quantia. O evento realmente agrega valor à região”, afirma Toigo. Em busca de atrair a atenção de um público específico (o valor dos ingressos variava entre R$ 60,00 e R$ 200,00) e volumoso, cada patrocinador desembolsou por volta de R$ 2 milhões para participar das duas etapas do festival.

“A parceria acaba sendo uma simbiose. As marcas divulgam o grupo e o festival divulga as marcas”, destaca Toigo, lembrando que a Pepsi escolheu o Planeta Atlântida do ano passado para lançar a lata com o novo desing global da marca no Brasil. Segundo o diretor presidente da Renner, José Galló, o evento sempre trouxe um ótimo retorno para a companhia, que destina 10% de seu investimento de marketing em promoção. “Criamos até uma grife de roupas inspirada no evento, que faz sucesso entre o público jovem”, diz Galló. A Renner assina a coleção Planeta Atlântida que tem os itens comercializados na sua rede e numa loja montada dentro do parque.
Confira abaixo um pouco do que cada marca fez no Planeta Atlântida RS 2011.

- Interior do estande da Pepsi (Foto: Gui Benck/Divulgação RBS).


- Ivete Sangalo foi uma das atrações musicais no Planeta Atlântida RS (Foto: Juliano Conci/Divulgação RBS).
- Estande da Vivo (Foto: Franco Rodrigues/Divulgação RBS).





