Experiência de Marca

Maior festival do Sul do País ativou em todas as plataformas

O maior festival de música do Sul do País segue nesta noite de sábado em Canasvieiras, região Norte da Ilha de Florianópolis. Promoview está cobrindo as ações promocionais no Planeta Atlântida 2011. Acompanhe.

No auge da estação do calor, em janeiro, a maior festa de verão do Grupo RBS rolou em uma praia de Santa Catarina, no Sapiens Parque, em Canasvieiras. Dividido em arena e camarote, o megaevento apostou na fórmula de sucesso que mistura atrações de diversos gêneros musicais em variados espaços, oferecendo múltiplas opções de entretenimento e diversão, atraindo muitas tribos. 

E o maior festival de música do Sul do País cumpriu mais uma vez o seu papel na edição de 2011 em Floripa.  Promoview realizou cobertura especial das ações promocionais no Planeta Atlântida 2011. Em nova área, o espaço ofereceu conforto aos participantes com grandes espaços para circulação e uma segurança impecável, já tradicional neste evento. A estrutura física do evento reuniu tecnologia de ponta e espalhou imagens e sons em todas as plataformas apresentando um vigor tremendo, já consagrado na mídia tradicional e que mais uma vez se mostrou impecável na internet e redes sociais, mesclando com equilíbrio o conteúdo dos profissionais de todos os veículos do Grupo RBS com o de blogueiros. Um show à parte.

O Parque Sapiens recebeu 52 mil pessoas nos dois dias de shows (Fotos: Franco Rodrigues).
Grupo RBS utilizou todas as plataformas e deu show de tecnologia no Planeta de Floripa.
Marcas atraíram público no Planeta SC.

Rasante no camarote da Renner.
Uma passadinha no camarote Dakota.
Take do camarote da Vivo no Planeta SC.
Lata "refrescante" Nova Schin (Foto: Marcos Cesar).

Balada no interior do estande da Renner na arena do Planeta em Floripa.
Moldura para fotos da Vivo teve palco principal como fundo.
Estrutura da "Pegação Schin".

E você sabe que este foi o espaço preferido para marcas e produtos manterem contato direto com seu público-alvo, o que para o marketing é, atualmente, o “magic moment”. Promoview foi cobrir e trouxe imagens atualizadas. É a primeira vez que um site mostrou as atividades dos patrocinadores dentro deste evento do Grupo RBS.

O espaço (kartódromo onde foi também realizado o Desafio das Estrelas) era amplo e permitiu uma ótima circulação entre os espaços. A chuva que perseguiu a edição catarinense do Planeta também apareceu, mas não chegou a atrapalhar as noites de Planeta na Ilha da Magia.

E, por trás das ações promo das marcas, estão as agências e fornecedores. As estratégias das marcas são muito parecidas e os locais com acesso ao público na arena utilizam a tecnologia LED para sinalização externa. Já na parte interna, todos os espaços oferecem pista de dança ao som de DJ´s. A Vivo está com as ações de ativação coordenadas pela Duetto de Porto Alegre.

A Renner contou com a Super Produções na coordenação das ações e a BR Montagens colocou de pé o estande aberto ao público bem como o lounge ne área VIP.

A Nova Schin apresentou produção do Kazuka, núcleo jovem do Grupo RBS com a ação Pegação onde, de luneta, os participantes podiam escolher seus pares. Já a Dakota tem produção da Inventa de Porto Alegre.

Dazaranha abriu Planeta 2011 em Florianópolis.

A Pepsi começou o evento na sexta com seu estande fechado. Depois reuniu muita gente no seu espaço Jukebox, que misturou todos os ritmos.  Nas redes sociais a marca deu um show.

Principal comunicador da Rede Atlântida FM, @mr_pi marcou presença em Floripa.

O leitor do Promoview acompanhou as ações promocionais com boletins pelo twitpic desde o Parque Sapiens e post a todo momento e, na edição de segunda-feira (17/01), com todos os detalhes. Nesta jornada o site contou com o apoio da  Cecia Promo.

“Depois que cobrimos o Rock in Rio em Lisboa, que tem o mesmo porte do Planeta, entendemos que não poderíamos deixar de cobrir os principais eventos brasileiros”, destaca Antonia Goularte, editora do Promoview. “É importante mostrar aos leitores a maneira que as marcas interagem promocionalmente com o público, o que mais uma vez fizemos nessa nossa primeira cobertura de 2011”, finaliza.

Mas além da cobertura local promoview também analisa a performance dos sites na internet e logo na manha do sábado, após o primeiro esfoço de atualização da noite anterior, fomos conferir a quem estava melor posicionado usando como referencia o buscador google.

Logo ao chegar no local do evento fomos checar as questões de segurança para a noite de estreia. Percebemos que o Planeta Atlântida está muito bem organizado, com um efetivo de mais de 800 pessoas envolvidas diretamente com a segurança do evento, que orienta e auxilia na coordenação de filas, na liberação do fluxo de pessoas, controla a entrada e cuida da segurança externa e interna dos “planetários”.

A estrutura de segurança, entre pública e privada, que está atendendo o Planeta SC 2011 está composta por:

– 420 agentes de segurança privada;

– 30 agentes socorristas e brigadistas de incêndio;

– mais de 200 agentes da Polícia Militar;

– mais de 120 agentes da Polícia Civil.

Além disso, o evento conta com uma estrutura de inteligência em segurança, a qual opera em uma sala de monitoramento de câmeras, com a cobertura de grande parte do evento. Só na área de revista de público foi empregado mais de 80 agentes de segurança privada e também há revista praticada por policiais militares nos acessos. A abertura dos portões acontece às 16h.

O Núcleo do Planeta: o Palco Central

Área

– 20 metros de diâmetro (aproximadamente 315 m²)

– 18,5 metros de altura formato 360°

– piso central giratório, sendo que a borda e colunas são fixas

– 800 m² de palco e áreas de trabalho

– 400 m² de área de camarim para artistas do palco central

Áudio

– Seis sistemas de PA (caixas) montadas nas 06 vértices do palco para cobertura 360°

– Sistemas de Delay para o público, espalhados na área, e sistema de reforço de áudio no camarote

– 150 caixas de som

Iluminação

– Quatro painéis de Led de 25 m² cada, localizados nas extremidades das passarelas do palco, 2 para arena e 2 para camarote

– 120 m² de tubo Led em toda circunferência do palco, totalizando aproximadamente 30.000 píxeis

– Cinco geradores com capacidade de fornecer até 1,5 megawatts (palco central)

– 100 moving lights, equipamentos dotados de sistema de movimento de 360°, com troca de cores e projeção dos desenhos gráficos

– Nove geradores para abastecimento de energia do Sapiens Parque, exceto Palco Central, que terá geradores especiais

– 800 mil Watts de luz convencional

– 250 lâmpadas Par-64 em cada um dos palcos – se todas essas lâmpadas fossem direcionadas para o céu, um único ponto, numa noite escura, poderia ser identificado da Lua, a olho nu, um ponto brilhante

Ainda na Órbita do Planeta

Áreas

– 60.000 m² de diversão

– 70.000 m² no estacionamento oficial do Planeta, para planetários de arena e camarote

– 4.500 m² de área do Camarote

– 7.500 m² de área de entorno do Camarote (praça de alimentação, entrada e banheiros)

– 2.400 m² de área do E-Planet

– 12.500 m² de corredor de escape

– 220 metros lineares de fechamento cercando a área

Saídas de Emergência

– 15 placas de saídas de emergência sinalizadas

– 220 metros lineares de saídas de emergência sinalizadas

Banheiros

– 400 banheiros químicos à disposição dos planetários. Cada um com capacidade de 4500 utilizações.

Equipe

– Quatro mil pessoas credenciadas trabalhando diretamente na operação. Tem mais outros três mil indiretos.

– Equipe técnica do Planeta composta por mais de 300 pessoas;

Saiba Mais:

– 25 carretas, com 14 metros e capacidade de até 35 toneladas, utilizadas no transporte das estruturas e equipamentos dos artistas

– 200 veículos (entre caminhões, ônibus, kombis e vans), fora a frota indireta nas origens de cada artista, o que dobraria este número para mais de 400 veículos

– Fios e cabos que, se colocados em sequência, seriam capazes de percorrer uma distância superior a 120 km.

Saúde por Conta da SOS Unimed

Para garantir o bem-estar do público do Planeta Atlântida 2011 – Santa Catarina, a equipe da SOS Unimed preparou o plantão nos dois dias do evento, 14 e 15/01. Este é o 13º ano consecutivo que a Unimed Grande Florianópolis cuida da saúde dos planetários.

Durante os shows, estão disponíveis duas ambulâncias do tipo D (completas) e um ambulatório fixo com uma equipe de 22 médicos, oito enfermeiros, 22 técnicos de enfermagem, dez socorristas, dois farmacêuticos e dois técnicos administrativos para cuidar dos festeiros de plantão.

Dicas para Curtir o Festival com Saúde:

– Usar roupas leves e confortáveis;

– Calçar tênis e levar uma pochete (em vez de mochila) é sempre mais prático;

– Não esquecer da hidratação, beber muita água;

– Alimentar-se bem! Repor as energias, alimentado-se com frutas, verduras e pratos leves (aposte no macarrão, rico em carboidratos e com pouca gordura).