Sete em cada dez profissionais de marketing (70,6%, para ser exato) apoiam ou utilizam a inteligência artificial (IA) como ferramenta nas tarefas criativas e operacionais do dia a dia. A informação vem do estudo Marketing Pulse, feito pelo Zoho Marketing Plus em parceria com o Drops.
De acordo com os autores, a pesquisa ouviu 20 líderes de gigantes como Unilever, Sem Parar, MRV&CO, Sam’s Club e Mackenzie para entender para onde o marketing está caminhando ao incorporar a tecnologia.
Uso da IA no marketing promete resultados rápidos
Segundo o Marketing Pulse, 34,1% dos entrevistados da pesquisa relataram ganhos tangíveis em produtividade e qualidade após incorporarem a IA em suas rotinas. Ao contrário do que se possa pensar, no entanto, este uso não consiste em “apertar botão e sair” — o estudo considerou como “uso” a exploração total da tecnologia, desde o planejamento até a execução, efetivamente organizando a parte burocrática para liberar o time humano à concepção de ideias mais ousadas.
Em termos mais práticos: a IA desenha o fluxo e ajusta parâmetros, o profissional do marketing tem a ideia e cuida da parte criativa.
“A inteligência artificial já não é mais uma aposta futura. Ea está moldando o presente do marketing. O estudo revela um mercado cada vez mais confiante em adotar a IA não só para automatizar tarefas, mas para transformar a forma como criamos, planejamos e nos conectamos com os consumidores. Acreditamos que o futuro da comunicação será guiado por dados, personalização e, acima de tudo, por experiências mais inteligentes e integradas”, afirma Raphael Leite, gerente do Zoho Marketing Plus.
Automação com toque humano
A pesquisa aponta que a automação de tarefas segue em alta, especialmente as partes mais repetitivas, como disparo de campanhas, análise de dados e atendimento a clientes. Até 2030, o mercado deve investir mais de US$ 10 bilhões em ferramentas automatizadas, segundo tendência levantada pela pesquisa.
“Automação orientada por dados pode gerar crescimento e eficiência, desde que bem equilibrada com o toque humano”, testemunhou Marina Sampaio, Head de Digital Loyalty no Sam’s Club.
Mais do que isso, o uso da IA no Marketing não é sobre a tecnologia em si: o Marketing Pulse destaca o valor de canais próprios — newsletters, podcasts, blogs — como a base de uma relação autêntica com a audiência. 73% das iniciativas com IA estão na produção de conteúdo, indicando que a tendência da automação para fins de liberação do processo criativo deve seguir firme nos próximos anos, e incluir também redatores e gestores de comunidade.
O estudo Marketing Pulse já está disponível para download gratuito (mediante cadastro) neste link.