Experiência de Marca

Ford Fiesta realiza “American Road Trip” modernizada

A parceria entre a Ford e a Universidade do Michigan, que ao longo de um ano desenvolveu pesquisas invadoras, culminou em um projeto denominando “American Journey 2.0”. Dois Ford Fiesta, equipados com aplicativos on-line especialmente projetados para a ocasião, partiram da Universidade do Michigan, em Ann-Arbor, dia 13/05, para uma semana de viagem em direção a Maker Fair em São Francisco.

A parceria entre a Ford e a Universidade do Michigan, que ao longo de um ano desenvolveu pesquisas invadoras, culminou em um projeto denominando “American Journey 2.0”. Dois Ford Fiesta, equipados com aplicativos on-line especialmente projetados para a ocasião, partiram da Universidade do Michigan, em Ann-Arbor, dia 13/05, para uma semana de viagem em direção a Maker Fair em São Francisco.

Modernizando a tradicional “American Road Trip” o trajeto dos dois Fiesta, um dirigido por estudantes da universidade e outro por engenheiros da Ford, poderá, praticamente, ser monitorado por meio dos aplicativos instalados nos veículos. Um deles, chamado Caravan Track, desenvolvido pelos estudantes da Universidade do Michigan, permite que caravanas de veículos possam rastrear uns aos outros enquanto viajam juntos. Já outro, o Virtual Road Rally, auxilia os usuários a definirem lugares de interesse comum e até medir o desempenho dos carros como a quantidade de combustível utilizado ao longo da viagem.

Além de contar, é claro, com as ferramentas de Social Media, como o “Auto”matic Blog, que permitirá os motoristas dos carros postarem em blogs e Twitter no @AjtheFiesta as impressões da viagem, e o Local Search, que automaticamente fará o check in dos veículos no Foursquare toda vez que esses pararem em algum local.

“Acreditamos que esta é a primeira vez que veículos estarão socialmente conectados por intermédio da internet durante uma viagem que atravessa o país” diz T.J. Giuli, engenheiro pesquisador da Ford. A marca está especialmente interessada em melhorar a interação dos motoristas com seus veículos e fornecê-los informações mais úteis.

“Este é um esforço para explorar novas fronteiras de conectividade”, declara Venkatesh Prasad, chefe da equipe de tecnologia do Ford Research and Advanced Engineering. Prasad também diz que o carro é como o último dispositivo móvel e que esses aplicativos não tem o intuito de serem apenas mais alguns botões no painel de controle do veículo, mas sim de funcionarem como um canal de rádio projetado especialmente para cada consumidor.