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Por que começar a planejar as festas corporativas de fim de ano desde já?

Ana Paula Bacchi, sócia-diretora e fundadora da Confetti Agência, elenca a importância de organizar os eventos de maneira antecipada

Com a proximidade do segundo semestre, cresce a movimentação das empresas que desejam realizar suas festas de confraternização de fim de ano. Contudo, deixar o planejamento apenas para os últimos meses pode custar caro, tanto no orçamento quanto na execução e experiência dos colaboradores.

Para Ana Paula Bacchi, sócia-diretora fundadora da Confetti Agência, as festas de fim de ano não devem ser vistas apenas como um momento de descontração, mas como parte da estratégia de cultura e engajamento das organizações. “A confraternização é mais do que um encontro: é uma oportunidade de reforçar identidade, pertencimento, cultura e propósito. É o momento de celebrar conquistas, dar boas-vindas a novos sonhos e fortalecer o espírito de equipe”, afirma.

Ana Paula Bacchi, sócia-diretora fundadora da Confetti Agência

“A antecedência garante mais opções, negociações vantajosas e menos pressão. Assim, o evento acontece de forma fluida e com foco no que realmente importa: valorizar as pessoas e criar boas memórias. Planejar com antecedência é garantir que a confraternização seja realmente especial. Quando começamos cedo, conseguimos desenvolver um storytelling alinhado aos valores da empresa, que se reflete no tema, na identidade visual, nas ativações e no entretenimento”

Ana Paula Bacchi, sócia-diretora fundadora da Confetti Agência

Um dos receios comuns entre empresas é o orçamento. Porém, segundo a executiva, é possível criar experiências significativas em diferentes formatos: “Independente de resultados, a confraternização é essencial. É hora de agradecer, reconhecer e celebrar juntos. Sempre há um jeito de fazer — com budget generoso ou mais enxuto. O importante é marcar o momento”, destaca.

Benefícios da antecipação

De acordo com Ana Paula, nas grandes cidades a procura por espaços, fornecedores e atrações se intensifica na alta temporada. Isso significa que os melhores locais, além de escassos, ficam mais caros à medida que a data se aproxima.

“A escolha do espaço depende do escopo do evento, da quantidade de convidados e da logística necessária. Por isso, a agência precisa realizar uma pesquisa minuciosa, considerando disponibilidade de datas e a agenda da empresa contratante. Quanto antes, maiores as chances de garantir o local ideal e negociar em condições mais favoráveis”, diz.

Outro ponto crítico é o A&B (alimentos e bebidas) e as atrações musicais, que seguem a mesma dinâmica: alta procura e pouca oferta quando a contratação é feita em cima da hora.

Além da economia e da personalização, Ana Paula destaca outros pontos que reforçam a importância da antecipação:

  • Bons espaços e atrações esgotam rápido: quem planeja cedo tem acesso às melhores datas, locais e fornecedores.
  • Confra com a cara da empresa: o tempo extra possibilita pensar em cada detalhe da experiência, do conceito ao alinhamento.
  • Reconhecimento não se improvisa: a festa é um ato simbólico de valorização, que exige cuidado e não correria.
Beatriz Maxima

Repórter

Especialista em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. É formada em Jornalismo pela Unesp e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.

Especialista em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. É formada em Jornalismo pela Unesp e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.