Com a proximidade do segundo semestre, cresce a movimentação das empresas que desejam realizar suas festas de confraternização de fim de ano. Contudo, deixar o planejamento apenas para os últimos meses pode custar caro, tanto no orçamento quanto na execução e experiência dos colaboradores.
Para Ana Paula Bacchi, sócia-diretora fundadora da Confetti Agência, as festas de fim de ano não devem ser vistas apenas como um momento de descontração, mas como parte da estratégia de cultura e engajamento das organizações. “A confraternização é mais do que um encontro: é uma oportunidade de reforçar identidade, pertencimento, cultura e propósito. É o momento de celebrar conquistas, dar boas-vindas a novos sonhos e fortalecer o espírito de equipe”, afirma.
“A antecedência garante mais opções, negociações vantajosas e menos pressão. Assim, o evento acontece de forma fluida e com foco no que realmente importa: valorizar as pessoas e criar boas memórias. Planejar com antecedência é garantir que a confraternização seja realmente especial. Quando começamos cedo, conseguimos desenvolver um storytelling alinhado aos valores da empresa, que se reflete no tema, na identidade visual, nas ativações e no entretenimento”
Ana Paula Bacchi, sócia-diretora fundadora da Confetti Agência
Um dos receios comuns entre empresas é o orçamento. Porém, segundo a executiva, é possível criar experiências significativas em diferentes formatos: “Independente de resultados, a confraternização é essencial. É hora de agradecer, reconhecer e celebrar juntos. Sempre há um jeito de fazer — com budget generoso ou mais enxuto. O importante é marcar o momento”, destaca.
Benefícios da antecipação
De acordo com Ana Paula, nas grandes cidades a procura por espaços, fornecedores e atrações se intensifica na alta temporada. Isso significa que os melhores locais, além de escassos, ficam mais caros à medida que a data se aproxima.
“A escolha do espaço depende do escopo do evento, da quantidade de convidados e da logística necessária. Por isso, a agência precisa realizar uma pesquisa minuciosa, considerando disponibilidade de datas e a agenda da empresa contratante. Quanto antes, maiores as chances de garantir o local ideal e negociar em condições mais favoráveis”, diz.
Outro ponto crítico é o A&B (alimentos e bebidas) e as atrações musicais, que seguem a mesma dinâmica: alta procura e pouca oferta quando a contratação é feita em cima da hora.
Além da economia e da personalização, Ana Paula destaca outros pontos que reforçam a importância da antecipação:
- Bons espaços e atrações esgotam rápido: quem planeja cedo tem acesso às melhores datas, locais e fornecedores.
- Confra com a cara da empresa: o tempo extra possibilita pensar em cada detalhe da experiência, do conceito ao alinhamento.
- Reconhecimento não se improvisa: a festa é um ato simbólico de valorização, que exige cuidado e não correria.