Experiência de Marca

Ray-Ban Ocupa reuniu arte e tecnologia em evento disruptivo e inovador

O evento aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro, liderado por Gloria Groove, além de um line-up de músicos e artistas plásticos que têm a coragem de serem autênticos, de expressar o verdadeiro eu.


O Ray-Ban Ocupa, a maior ação de brand experience do segundo semestre de 2022 realizou seu evento neste fim de semana, nos dias 3 e 4 de dezembro.

Em sintonia com as tendências do momento lá de fora, a experiência teve seu ápice em São Paulo, com diversas instalações artísticas e performances, no Teatro Oficina, um espaço emblemático da cidade, combinando arte e música, com a presença de Gloria Groove para agitar a pista de dança.

Conforme contamos aqui, Ray-Ban veio com a proposta de unir arte e música em uma experiência inovadora, entre artistas e consumidores, propondo uma “ocupação” como principal experiência, que vai muito além da primeira edição de 2019, e está se tornando uma das maiores ações de brand experience do segundo semestre de 2022.

“O Ray-Ban Ocupa é um exemplo contundente de que agências de live marketing podem e devem ser protagonistas nas estratégias criativas de seus clientes. Não só desenvolvendo ativações e eventos, mas toda a estratégia completa, que envolve desde o conceito e narrativa até, posteriormente, seus desdobramentos táticos, como social media, influencers, filme, e tudo aquilo que uma campanha precisa para gerar resultado., afirmou Marcelo Lenhard, CEO da Hands Ag.

A marca partiu do propósito de encantar consumidores e gerar resultados no verão, apostando em comunicação com ações multidisciplinares combinadas à arte e com o compromisso de oferecer experiências inesquecíveis.

Com base em uma estratégia criativa, com conceito e narrativa bem definidos, a campanha tem como desdobramentos ações táticas para atingir seus consumidores com maestria.

Gloria Groove, Voz do Ano no Prêmio Multishow 2022, teve sua escolha diretamente relacionada com o DNA da campanha.

A artista tem alcançado cada vez mais espaço na indústria musical e nos maiores festivais de música do Brasil, sempre refletindo a sua autenticidade e representatividade através de uma voz potente em hits de sucesso.

Assim, nada mais justo do que Gloria Groove estivesse no line-up do evento, já no primeiro dia. Mas a ocupação não acontece de uma só vez, e sim em conjunto e com vários artistas que mostramos aqui.

Mantendo a forte proposta da campanha, o Ray-Ban Ocupa também desenvolveu uma promoção que já se encerrou, expandindo ainda mais a sua atuação ao longo do tempo e entra na história dos premiados de uma forma inesquecível.

A dinâmica foi bastante simples. Era só adquirir qualquer modelo Ray-Ban de óculos de sol ou de grau nas lojas participantes até 18 de novembro para concorrer a vários prêmios.

Acompanhando também a essência de Ray-Ban, que traz esse espírito jovem, icônico, único, e que tem a música como autoexpressão, a marca trouxe como recompensa uma passagem completa de seus ganhadores por 3 festivais de música.

O vencedor e um amigo vão participar do próprio evento do Ray-Ban Ocupa, além do Lollapalooza Brasil, em São Paulo, que será realizado em março de 2023, e do Coachella que acontece na Califórnia, EUA, em abril de 2023.

O Teatro Oficina, com todo seu background de autoexpressão e autenticidade, foi o lugar selecionado para contar a história do Ray-Ban Ocupa – 2ª. Edição.

O espaço traz uma aura para o evento, uma sensação da experiência em todos os pontos de uma campanha, uma vez que, atualmente, muitas vezes a sensação visual fica por conta só da cenografia.

O ambiente estava repleto de Photo Opps, mas com uma proposta diferente do que se costuma ver por aí.

As instalações que serviram de base para construção de conteúdo fizeram conexão direta com o objetivo das ações por meio do trabalho de 5 artistas. Isto quer dizer que ninguém conseguiu saber o resultado final de todo o espaço, que esteve em constante mutação, o que tornou o Ray-Ban Ocupa uma experiência ainda mais especial.

Além dos espaços de Photo Opportunity, é a chance de levar um conceito, um propósito, um discurso que a marca vem trabalhando para além do evento, funcionando como um residual não só do espaço, mas da ideia, da linguagem da marca.

Com curadoria de Zeca Gerace, os artistas plásticos refletiram a diversidade, tanto de autoexpressão quanto de pluralidade nos estilos e obras de arte, o que se traduz em diferentes formas de expressar a autenticidade e individualidade.

Além de Gerace, os artistas participantes do evento foram Erotides Nai & Arthur Boeira, Bruna Serifa, Criola, Bieto e Fábio Gurjão “Kawallys”.

Para a escolha dos artistas do Ray-Ban ocupa, não só o preceito da diversidade foi levado em consideração, mas também das formas de expressão, uma vez que elas se mesclarão entre projeções, grafite, frases, pintura e moda.

Já o line up trouxe, no primeiro dia, além do show de Gloria Groove, a presença da DJ Naty Posner, além de Mulú, enquanto o line up do segundo dia conta com a participação da DJ Ju Salty, do duo de rock indie Scatolove e fechou com o show de Tássia Reis.