Mídia

Saiba o Que é WAR ROOM e Como Ela Pode Ajudar nos Negócios

Você já ouviu falar no termo 'War Room' ou, na tradução, 'Sala de Guerra'?


Você já ouviu falar no termo “War Room” ou, na tradução, “Sala de Guerra”? 

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), o primeiro ministro inglês, Winston Churchill, criou uma sala em um bunker para que ele se reunisse com a sua equipe e, ali, fossem traçadas as estratégias que garantissem a resistência da Inglaterra contra a Alemanha de Adolph Hitler. O local foi usado por mais de cinco anos e funcionou como ponto de encontro para o planejamento das ações durante a guerra.

Mas o que esse fato histórico tem a ver com o nosso trabalho hoje, dentro de áreas como tecnologia, vendas, marketing, publicidade, comunicação, etc?

É que assim como muitas outras práticas desenvolvidas durante períodos de guerras, as war rooms, como ficou conhecido o bunker de Churchill, também acabaram sendo incorporadas pelo mundo dos negócios. 

Hoje, agências de publicidade, departamentos de vendas, de TI, entre diversos outros, utilizam essa ferramenta para buscar resultados mais eficientes e alcançar a alta performance das equipes para encontrar soluções para os seus projetos mais complexos ou gerenciar crises.

Winston Churchill, ao construir sua war room, estava focado em um único objetivo: derrotar as tropas de Hitler. E todo o esforço era voltado para encontrar soluções que chegassem a esse resultado. Essa é a principal característica das salas de guerra ainda hoje: motivar e energizar uma equipe de elite em prol de um objetivo central, utilizando estratégias ousadas para criar soluções.

As war rooms podem ser usadas para superar uma crise, planejar ações para projetos ambiciosos, acelerar a evolução da equipe, monitorar eventos em tempo real, etc.  

Se interessou pelo tema? Então continue a leitura aqui para entender melhor o que é uma war room, como implantar em sua empresa e como uma sala de guerra pode melhorar a performance da sua companhia.

Mas, afinal, como é uma war room?

Na prática, qualquer sala de sua empresa pode ser transformada em uma war room, mas não deve ser um espaço qualquer.  Uma war room ou uma sala de guerra precisa ser uma sala ampla, com uma mesa central e com material necessário para ser usado durante as reuniões, como, por exemplo, um projetor, equipamento para videoconferência, tomadas, rede wi-fi, papéis, canetas, lousa, etc. Ou seja, um ambiente propício à troca de informações e para que as ideias surjam. 

O conceito de war room precisa ser levado a sério em cada detalhe, por isso, pensar no conforto também é essencial, como banheiros próximos, água sempre à disposição, cadeiras confortáveis, etc. Há, inclusive, algumas war rooms com música ambiente.

E, assim como no bunker de Winston Churchill, a sala de guerra da sua empresa também pode ter um grande quadro de ações para que as informações como estratégias, metas, objetivos, resultados, etc, estejam sempre claros e transparentes. 

Na war room são reunidas pessoas chave da empresa – talentos de diferentes áreas, formando uma equipe multidisciplinar que será essencial para chegar no objetivo: que deve ser uma meta clara e única. 

E vale lembrar que esse ambiente não deve ser usado para qualquer reunião e sim apenas para grandes negócios, gestão de crise, projetos complexos, entre outros.

Entre as vantagens de trabalhar em uma war room está a motivação que provoca na equipe, a sinergia entre as pessoas e a sensação de reconhecimento pelo esforço dedicado às ideias de cada um, o que traz uma evolução e agilidade no planejamento das ações para encontrar soluções dos problemas, além de alta performance, identificação de fraquezas a serem corrigidas, rapidez na tomada de decisões, etc. Além disso, essa é uma ferramenta que pode ser utilizada em empresas de diversos segmentos e tamanhos. 

War Room para os setores de marketing e publicidade

Entre os setores que mais embarcaram na ideia de war room estão o de publicidade e marketing. Na sala de guerra das agências ou departamentos de comunicação são reunidos gerentes de conta, profissionais de mídia, inteligência, estrategistas de conteúdo, atendimento, etc. De lá saem ideias criativas e inovadoras para, por exemplo, grandes eventos, lançamentos de campanhas, transmissões, entre outros.

Em tempos homeoffice, o conceito vem sendo aplicado, inclusive, de forma remota, com salas de guerra virtuais, com o uso de plataformas que facilitam o compartilhamento de arquivos.

Sala de guerra para grandes eventos

O conceito de war room também já é um velho conhecido de grandes eventos, como os transmitidos por diferentes mídias, como redes sociais, canais de streaming, TVs, plataforma de vídeos, etc. Elas são montadas para acompanhar os eventos em tempo real e, assim, identificar oportunidades, definir estratégias e criar soluções ágeis para qualquer problema, além de gerenciar crises, analisar o desempenho do evento, e ainda monitorar as pessoas conectadas, engajar o público, criar campanhas e promoções.

Os jogos de futebol e shows são ótimos exemplos de eventos que utilizam a war room em suas transmissões.

Estratégia ajuda a impulsionar vendas

Outro setor que vê nas salas de guerra uma estratégia para evoluir é o setor de vendas. Reunir as pessoas de um time e motivá-las a alcançarem seus objetivos faz com que as chances de resultados melhores aumentem. Não se trata apenas de reunir os vendedores em uma sala, mas sim criar um ambiente para que eles consigam encontrar, em conjunto, soluções para os problemas, de forma transparente e motivadora. 

Na área de vendas, assim como em qualquer outra, a sala de guerra também não é usada em qualquer ocasião, mas sim para grandes negócios. Na war room são reunidos os talentos da equipe para encontrar soluções de como alcançar o objetivo, o que inclui até pessoas de outros setores, como marketing, RH, TI, etc. 

Black Friday

Um exemplo de ótima oportunidade para utilizar uma sala de guerra é a Black Friday, uma das principais datas para o comércio e empresas. A war room pode trazer a segurança e a organização necessárias para o sucesso da campanha promocional, garantindo que toda equipe esteja alinhada com os objetivos da companhia. 

Conclusão

Como vimos, uma war room pode ser uma aliada para planejar e discutir ideias com mais eficiência e acelerar o sucesso da sua empresa. Um local sem distrações, onde toda a equipe está empenhada em atingir um único objetivo. 

A sua empresa pode unir o conceito de war room com plataformas de inteligência e levar ainda mais informações para o time da sala de guerra. Uma combinação de várias fontes de dados externas ou internas em uma plataforma única, dinâmica e interativa que te ajuda a encontrar insights para suas estratégias, identificando o comportamento dos seus clientes, da concorrência e do seu mercado de atuação de maneira simples.