Experiência de Marca

Brastemp revela novo posicionamento e identidade visual

Com o propósito de 'mudar na casa para mudar o seu mundo', a marca aborda questões relevantes para a sociedade brasileira em sua comunicação.


A Brastemp, reconhecida por sua inovação, produtos icônicos e um portfólio moderno e com design, está indo além do segmento de eletrodomésticos com sua ousadia, autenticidade e conexão constante com as tendências globais. Observando as mudanças contínuas nos lares brasileiros, a marca está introduzindo um novo posicionamento, assinatura e identidade visual.

Essa transformação se reflete na nova logomarca, que apresenta um design diferente e cores que agora fazem parte da comunicação da marca. Além disso, a Brastemp adotou o propósito de “mudar na casa para mudar seu mundo”, refletindo as mudanças que estão ocorrendo entre as gerações e prometendo abordar questões importantes para a sociedade. Tudo isso é agora encapsulado na assinatura “Brastemp é outro mundo”.

Segundo-Patrícia Pessoa, Diretora de Marketing na Whirlpool e líder deste projeto, “É hora de iniciar um novo capítulo. Não vamos alterar a essência da marca; tudo o que estamos trazendo respeitará nosso legado de força e pioneirismo. Agora, estamos nos adaptando ao novo mundo e queremos nos conectar com as novas gerações. Somos líderes para todas as gerações e queremos alcançar as que estão por vir”.

Esse novo capítulo da Brastemp começou em 3 de setembro com o lançamento do vídeo “Porta da Geladeira”. O vídeo apresenta uma sequência de fotos e ímãs nas portas de geladeiras, exibindo imagens emocionais, momentos significativos, viagens memoráveis e reuniões de família de várias composições. A narração marcante e sensível do ator e diretor Selton Mello reflete sobre a vida, com um viés otimista e uma provocação sobre outro mundo, que pode e deve ser melhor.

A-campanha, que inclui comerciais transmitidos em rede nacional, anúncios em mobiliários urbanos nas principais capitais brasileiras e estratégia digital, continua em 14 de setembro com três vídeos que abordam diversas estruturas familiares e lançam um diálogo sobre questões relevantes para a sociedade.

“A casa é nosso território, onde fazemos a diferença. É onde as famílias constroem valores e relacionamentos. É onde discutimos as atitudes e comportamentos que levaremos para fora de casa. Nossa comunicação está alinhada com nosso propósito e acompanha as mudanças nos lares brasileiros”, complementa Patrícia.

O novo momento da marca foi anunciado em um evento que reuniu mais de 100 convidados em um bar conceito speakeasy em São Paulo. Os convidados foram recepcionados em uma lavanderia secreta e depois levados a um bar com atmosfera dos anos 30, onde a Brastemp apresentou pela primeira vez sua nova assinatura, identidade e logomarca. A vitrine de produtos e uma sala interativa com bolhas de sabão da lavadora de roupas mostraram aos convidados toda a inovação dos produtos da marca.

A campanha visa fomentar diálogos sobre questões relevantes para a sociedade brasileira, como o etarismo, a participação dos homens na rotina diária com os filhos e a relação das pessoas com seus animais de estimação. Cada comercial aborda uma dinâmica diferente para diferentes tipos de famílias, refletindo a diversidade e as mudanças do mundo.

Em relação aos produtos, a Brastemp continua a inovar com um propósito claro. Por exemplo, a família de fogões cresceu recentemente com um fogão que possui a função airfryer em seu forno. A marca também lançou uma nova Lava & Seca que oferece a função “volto logo”, permitindo que o consumidor saia tranquilamente, pois a lavadora continua funcionando mesmo quando o proprietário não está presente. Isso é outro mundo.

“A nova assinatura ‘Brastemp é outro mundo’ reflete esse novo momento da marca e, mais do que isso, reflete a força, potência e tecnologia dos produtos Brastemp”, comenta Patrícia.

Fotos: Divulgação