Experiência de Marca

Bienal do Livro: ambientes cenográficos em destaque na edição dos 40 anos

Montagem mobilizou mais de 300 profissionais na criação de ambientes acolhedores que despertassem a curiosidade de quem foi ao evento pela primeira vez.


A Bienal do Livro do Rio 2023, que terminou no dia 10 de setembro, bateu recorde de público, com mais de 600 mil participantes, de vendas, com 5,5 milhões de livros vendidos, além de ter se destacado pelas diferentes experiências proporcionadas aos visitantes. 

A GL events LIVE, montadora oficial do evento, preparou espaços especiais para a edição comemorativa aos 40 anos, trazendo referências internacionais das maiores programações literárias do mundo para a criação de ambientes interativos, com visual impactante, que ganham cada vez mais espaço no mercado de eventos.   

AKim-Aribi, diretor geral da GL events Live

 

“Preparamos espaços cuidadosamente pensados para uma feira literária aberta ao fluxo de pessoas e com diversos ambientes ‘instagramáveis’, muito convidativos, para que pudessem acolher os amantes da literatura e despertar a curiosidade de quem está vindo pela primeira vez e se encanta com esse universo de letras e cores”, destacou Akim Aribi, diretor geral da GL events Live, falando sobre a preparação dos espaços que ganharam detalhes cenográficos. 

 

 

De acordo com ele, a cenografia foi detalhadamente elaborada para a criação desses espaços com o propósito de conectar visitantes com a proposta do evento. Ao todo, foram entregues mais de 10 mil metros quadrados durante 17 dias intensos de montagens. A preparação de um evento desse tamanho mobilizou em torno de 300 pessoas envolvidas por todo o processo. Pela primeira vez, a programação teve uma loja oficial no evento com uma variedade de produtos que comemoraram seus 40 anos. Esses e outros projetos ficaram a cargo da GL events Live

Além da loja oficial, outros locais também ganharam destaque na edição deste ano, como o do Sindicato Nacional dos Editores de Livros – Snel, que foi um dos organizadores do evento e levou para o seu estande uma cadeira construída com 500 livros reais. A praça de autógrafos dobrou de tamanho em comparação à última edição da Bienal do Livro, além do Boulevard Literário, com cerca de 400m² de literatura diversa e o infantil Palavra Chave, que contou com mais de 600m² para os pequenos se divertirem. Também foram montados pela GL events Live o projeto cenográfico da editora Leya, em um espaço de 150m² metros quadros; a imponente loja da Editora Qualis com um moderno design em 160m² e o espaço da Companhia das Letras, que teve a maior área da feira com um complexo de aproximadamente 600m².

Lucas-dos Santos, diretor comercial da GL events Live

“É um orgulho ser a montadora oficial de um evento tão relevante a nível cultural para o nosso país. A dedicação, resiliência e entusiasmo do nosso time fez com que as nossas entregas estivessem a altura do evento. Agradecemos toda a equipe da Bienal, SNEL e nossos clientes pela confiança. Esperamos atendê-los nas próximas Bienais do Livro em Salvador e São Paulo”, completou Lucas dos Santos, diretor comercial da GL events Live, também comemorando o sucesso do trabalho para a realização do evento com excelência.

Dentre as responsabilidades da empresa, toda a sinalização do evento, mobiliários, distribuição elétrica, áreas de alimentação. E todas as áreas institucionais do evento como entradas, acessos, credenciamento, arenas, área de imprensa, direção, balcões de informação, entre outros.

Fotos: Divulgação