Experiência de Marca

Grupo Boticário apresenta nova linha de pincéis de maquiagem acessíveis

Vendidos pela marca Quem Disse, Berenice?, os novos produtos foram projetados com o objetivo de tornar o mercado de beleza mais inclusivo.

O Grupo Boticário acaba de lançar pincéis de maquiagem projetados para pessoas com deficiência visual, cegas ou com baixa visão. A nova linha de pincéis é comercializada pela marca Quem Disse, Berenice? em suas lojas físicas e e-commerce.

Os pincéis foram projetados com identificações em alto relevo na base, conforme a sua funcionalidade. Por meio dessas marcações táteis, pessoas com deficiência terão mais autonomia para manuseio e utilização dos pincéis. Os acessórios também possuem cabos estáveis com base quadrada, o que evita o rolamento em superfície plana sem prejudicar a pega, com formato cilíndrico próximo às cerdas. Tudo isso com um design inovador, com cerdas super macias, com alta performance para maquiagens e coloridas – o que também contribui para a identificação por parte de pessoas com baixa visão.

O lançamento dos pincéis não é apenas uma manifestação de inovação, mas um reflexo do profundo compromisso do Grupo Boticário com a diversidade e inclusão social. “Temos nos empenhado em tornar o mercado da beleza mais inclusivo. Para alcançar esse objetivo, é essencial que pessoas com deficiência desempenhem um papel de protagonismo na criação de novos produtos. Isso foi conquistado com o lançamento dos pincéis, contando com a participação ativa dos membros da Comunidade Beleza Livre”, afirma Clarice Sasson, Gerente Sr. de Inovação Estratégica de Produtos do Grupo Boticário.

Rony Santos, Gerente Sr. de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo Boticário, destaca que há anos a empresa trilha uma jornada em prol da construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva, e que a representatividade da diversidade é uma das formas para viabilizar essa transformação no mundo da beleza. 

“O nosso modelo de negócio tem como pilar fundamental a centralidade no consumidor e o atendimento a desejos e necessidades. Reconhecemos a importância de criar iniciativas para que pessoas de grupos minorizados tenham cada vez mais acessibilidade nos produtos e, para isso, concentramos os nossos esforços para tornar o nosso portfólio cada vez mais diverso, acessível e inclusivo. Tal movimento tem fortalecido a nossa trajetória de valorização e respeito à diversidade. Mas, mais do que isso, tem apontado qual é o caminho que queremos trilhar para promover o futuro inclusivo da beleza. O lançamento da nova linha de pincéis é, portanto, mais uma importante etapa dessa jornada”, destaca o gerente.

DSGN In House e Comunidade Beleza Livre

Os pincéis foram projetados pela DSGN In House, área estratégica de design do Grupo Boticário que possibilita a criação de soluções inovadoras a médio e longo prazo, sobretudo com relação a temas prioritários da agenda ESG da companhia.

O desenvolvimento dos pincéis não seria possível sem a relevante atuação das pessoas integrantes da Comunidade Beleza Livre do Grupo Boticário, primeira comunidade online do setor de beleza para co-desenvolvimento de produtos com pessoas de grupos minorizados, que contribuíram orientando o time de design do DSGN in House, garantindo ideias necessárias para que o projeto fosse realmente ergonômico e acessível.

Esta participação de grupos minorizados, por meio da Comunidade Beleza Livre, já é realizada no Grupo Boticário desde 2022 e busca por maior representatividade e um portfólio muito mais inclusivo. De forma quantitativa, 20% dos produtos das marcas proprietárias da companhia já possuem atributos de diversidade.

Alinhada a essa missão, a DSGN in House trabalha para atender, da melhor forma possível, o público consumidor que possui um lugar central no modelo de negócio do Grupo Boticário. Além disso, os modelos desenvolvidos internamente ajudam e facilitam o desenvolvimento de novos produtos a serem lançados, possibilitando a disponibilização de soluções disruptivas a antigos desafios enfrentados pelo mercado da beleza.

Foto: Divulgação