Alan James, diretor da Biruta Mídias Mirabolantes, que nossos leitores conhecem bem, pelos posts publicados aqui no Promoview, foi um dos principais destaques na abertura nacional da Semana Global de Empreendedorismo, evento mundial que promove e incentiva a cultura empreendedora, que teve início no dia de ontem (11/11), no Rio de Janeiro.
O movimento existe em escala mundial desde 2008 e, neste ano, ocorre simultaneamente em 102 países e no Brasil inteiro. Entre 11 e 21/11, o evento buscará, com cursos, palestras, feiras, dinâmicas e competições, consolidar o trabalho realizado nos dois anos anteriores e continuar com esse ciclo de crescimento.
A história pessoal de Alan James trouxe os quatro parceiros. Nascido em uma família pobre que vivia em uma favela do Rio de Janeiro, Alan saiu da escola para trabalhar, mas se recusou a deixar a questão da educação proibi-lo de ter uma carreira bem-sucedida.
Ele lutou para encontrar sua paixão, e sua inquietude o levou a uma variedade de trabalhos, incluindo um vendedor de lâmpada, um mecânico de corrida e até mecânico de avião em uma empresa de publicidade aérea. Aqui, Alan foi o primeiro a expor a indústria da publicidade, e em 1997, ele decidiu começar sua própria empresa de marketing aérea, Biruta Propaganda Aérea que, mais tarde, com a junção dos outros sócios, se tornou Biruta Mídias Mirabolantes.
O local escolhido para a estreia da semana do empreendedorismo foi a favela de Vigário Geral, onde Alan James, que inclusive já foi tema de um documentário contou, ao lado de Pedro Passos, da Natura, a sua história. “Lembro que no começo andava com uma nota de dez reais na carteira que durava dias, e ainda me alimentava e sobrevivia, pois não tinha família. Todo empreendedor começa com um sonho, mas são poucos os que têm coragem de colocá-lo em prática”, opinou Alan que hoje comanda uma das mais criativas empresas de marketing promocional do Rio de janeiro e do Brasil, com 60 funcionários em três escritórios.
A Biruta foi fundada em 2003 pelos sócios Alan James (34), Rafael Liporace (29), Matheus Meirelles (27) e Romulo Groisman (28), para transformar ideias mirabolantes em resultados e, hoje, fornece soluções não convencionais para clientes que apostam em criatividade, guerrilha e interação.
“Nós queremos mostrar que dá para ter alto impacto nas comunidades”, afirma Ludmilla Figueiredo, coordenadora da Semana Global, organizada no Brasil pela Endeavor e correalizada pela Ernst & Young Terco. “Agora que o conhecimento sobre empreendedorismo está bem consolidado, nossa função é continuar o trabalho, mostrando o ‘como fazer’. Nossa meta é o desenvolvimento de ideias para este ano e para o próximo”, diz Ludmilla.
Desde a primeira realização da Semana Global, o Brasil tem destaque e presença marcante na iniciativa: em 2008, dentre os 3 milhões de participantes, de 78 países, 1,4 milhões eram brasileiros. No ano passado, foram 90 países e 7,6 milhões de pessoas – e 5 milhões representantes do país. “O brasileiro é empreendedor por si só, ele sabe se virar. É criativo, tem atitude e muita garra”, observa Ludmilla. Em 2010 a meta da Endeavor é cadastrar 1.500 eventos e mobilizar 5 milhões de pessoas.
Algumas ações que foram criadas pela norte-americana Fundação Kauffman, idealizadora mundial da Semana, junto com outros organizadores, são recomendadas a todos os países participantes. Dentre elas estão o Startup Weekend, um final de semana dedicado ao desenvolvimento de ideias de negócios e criação de protótipos; a Speed Networking the Globe, com debates para a proliferação de ideias e networking; e a Imagine, iniciativa que treina o olhar e utiliza objetos do dia a dia para gerar ideias e negócios rentáveis.