Na Escuta

"A tecnologia não será tão importante na entrega final", diz CEO da F/Malta sobre o futuro do mercado

Em novo episódio do podcast, os irmãos Felipe Malta e Rodrigo Lefèvre falam sobre a transição estratégica da agência e tendências do mercado

O novo episódio do podcast “Na Escuta”, patrocinado pela MAXI, traz os irmãos Felipe Malta, CEO da F/Malta, e Rodrigo Lefèvre, Diretor Comercial da agência. Com uma trajetória familiar no mercado de eventos desde a infância — o pai dos dois tem uma produtora de vídeo —, a dupla fala sobre a evolução da F/Malta de uma produtora de eventos para uma agência especializada em brand experience.

Durante a conversa, guiada pela COO do Promoview, Cindy Feijó, eles destacam a transição estratégica da empresa. Apesar do receio de se tornar concorrente dos próprios clientes, na época de produtora, Felipe sabia que sua vocação era na estratégia. Recentemente, a agência lançou o novo posicionamento de marca, com o slogan “Just Feel”. A dupla fala sobre a evolução deste posicionamento, que foi impulsionado pelos próprios clientes.

Sobre a realidade das concorrências, os executivos falam que essa prática do mercado atrapalha no processo de pensar em uma estratégia a longo prazo. “Tinham grandes experiências que a gente trabalhava com concorrência e eu questionava o porquê. Nós ganhamos várias seguidas, mas continuamos participando dos processos. E eventualmente aconteceu. Para alguns clientes nossos, nós fomos a primeira agência a ter um contrato fixo”, diz Felipe Malta.

“A relação entre clientes e agências está mudando. Por um lado, as agências começaram a defender seus negócios e, do outro, as marcas entenderam que pagamentos a longo prazo atrapalham o processo”, complementa Rodrigo Lefèvre, Diretor Comercial da F/Malta.

Futuro do mercado de live marketing

Ainda sobre as mudanças que se observam no mercado, os irmãos destacam que a parceria entre marcas e agências deve agregar valor aos projetos. “O cliente pode auxiliar no processo de mensuração fornecendo dados. E nós, enquanto agência, queremos pensar em como dar sequência a esses dados também de forma progressiva, não isolada”, diz o CEO.

Felipe Malta, CEO da F/Malta, Rodrigo Lefreve, diretor comercial da F/Malta e Cindy Feijó, COO do Promoview, no podcast Na Escuta
Apresentadora Cindy Feijó junto a Felipe Malta (à frente) e Rodrigo Lefèvre (ao fundo). Foto: Thiago Freitas Films

Além disso, os executivos compartilham suas perspectivas sobre o futuro do mercado, destacando a crescente valorização da comunicação interpessoal. “Acho que a tecnologia não será mais tão importante na entrega final”, diz Felipe. “Ela será muito importante no processo de entender o público, os dados, construir a experiência… Mas no dia do evento, por exemplo, o que contará é o elemento humano”.

O CEO da F/Malta complementa dizendo que hologramas são legais, mas ter o convidado ou a pessoa em questão fisicamente lá vale muito mais. Prospectando possíveis caminhos para o mercado, ele diz que as novas gerações buscam a verdade e marcas que entreguem isso.

“Por isso, o olhar criativo e inquieto, pensar fora da caixa, é essencial. Aqui na agência usamos a técnica ‘Let’s Play’, como se fosse brincadeira de criança. A ideia é se perguntar ‘como fazer algo diferente?’, partindo do pressuposto de que tudo é possível”, conclui.

Sobre os entrevistados

Felipe Malta, CEO da F/Malta

Felipe Malta, CEO da agência F/Malta, atua há 26 anos no mercado de eventos, sempre empreendendo em suas empresas e fazendo uma gestão de equipe pautada na transparência e criatividade. O respeito à equipe e aos clientes fazem a F/Malta crescer organicamente ano após ano, e cada vez conquistar projetos maiores. Com o lema “E se…”, Felipe sempre se indaga se existem novos caminhos para resolver os desafios dos jobs.

Rodrigo Lefreve, diretor comercial da F/Malta

Rodrigo Lefèvre tem mais de 20 anos de experiência no mercado de eventos passando por áreas como produção e atendimento. É formado em propaganda e marketing, com pós graduações em administração de empresas e negociação. Seu foco no cliente e visão estratégica o levaram para a área comercial onde se encontrou profissionalmente. Atualmente, comanda o time comercial e de novos negócios da F/Malta cuidando da prospecção e relacionamento com clientes, garantindo a satisfação e melhor sinergia entre cliente e agência.