O crescimento dos eventos corporativos já representa 10% de toda a indústria, de acordo com o estudo DataEventos, conduzido pela MeEventos, uma empresa de gestão desse tipo de ocasião.
Segundo os dados, foram mapeadas 1,6 mil empresas, que juntas, realizaram mais de 15 mil eventos mensalmente, por todo o Brasil. No recorte geográfico, São Paulo lidera o setor, concentrando mais de 30% dos eventos (corporativos ou pessoais), seguido por Minas Gerais (22%) e Rio de Janeiro (12%).
Eventos corporativos também têm o planejamento mais rápido

Um outro dado interessante, advindo da pesquisa, é a velocidade de planejamento de eventos, onde mais uma vez, os momentos mais corporativos levam vantagem. Em média, eles levam pouco mais de 40 dias (um mês e “alguns quebrados”, na expressão popular), frente a vários meses e, em alguns casos, até mesmo anos para sair do papel.
Apesar da aparente ampliação, o setor de eventos corporativos ainda corresponde a uma parte pequena da indústria em geral — ela, por sua vez, ainda é liderada por eventos sociais de cunho mais pessoal (acima de 60%), como casamentos, festas infantis e chás revelação, para citar alguns exemplos.
“Esse predomínio dos eventos sociais reflete a tradição brasileira de celebrar aniversários e outras ocasiões especiais da vida pessoal reunindo família e amigos”, comenta Tiago Ferreira, CEO da MeEventos. “Os dados mostram que essas festas são pensadas com antecedência: na média, planos para eventos sociais começam a ser fechados quase 7 meses antes, ou 219,8 dias antes do dia marcado. Em contraste, os eventos corporativos seguem um ritmo mais ágil, com prazo médio de contratação de 41,9 dias, pouco mais de um mês de preparação.”
Outros percentuais mostrados na pesquisa mostram também um consolidado consistente na categoria “Outros”, onde estão incluídas ocasiões esportivas, políticas ou gastronômicas. Vale lembrar, no entanto, que algumas dessas atribuições se cruzam: eventos corporativos também podem ter uma natureza gastronômica, dependendo da marca que o promove, por exemplo.
Veja a seguir um resumo dos principais dados do estudo:
Distribuição Geográfica dos Eventos (Comparativo 2024-2025)
- São Paulo: Mais de 30%
- Minas Gerais: 22%
- Rio de Janeiro: 12%
Tipologia dos Eventos (Dados de 2025)
- Eventos Sociais: Mais de 63%
- Eventos Corporativos: 10%
- Eventos Culturais: Abaixo de 1%
- Outros Eventos (Esportivos, Gastronômicos, Educacionais, Políticos): Mais de 25%
Escala dos Eventos (Primeiros meses do ano)
- Até 50 convidados: 67,4%
- De 51 a 100 pessoas: 17,5%
- Até 200 participantes: 10,8%
- Mais de 200 participantes: 3%
- Mais de 500 participantes: 1,3%
Canais de Aquisição de Clientes
- Clientes já existentes (Fidelização): 41,26%
- Instagram: 29,6%
- Buscas no Google: 12,3%
- Indicações de clientes ou fornecedores: Pouco mais de 8%