Carolina Carrasco

ESG é premissa: como as marcas podem transformar o futuro da beleza por meio de iniciativas socioambientais

Mais do que uma diretriz, ESG virou premissa para marcas que desejam relevância, reputação e impacto positivo duradouro

ESG é requisito!

De acordo com uma pesquisa sobre sustentabilidade da consultoria estratégica Bain & Company, realizada no ano passado, 90% dos brasileiros consideram importante ter um estilo de vida mais sustentável, enquanto 62% esperam gastar mais em produtos sustentáveis e 76% valorizam o impacto ambiental das embalagens, preferindo materiais recicláveis como papel e vidro. Esse comportamento não é por acaso: ele reflete uma consciência crescente diante dos desafios ambientais, como a aceleração das mudanças climáticas, a crise dos recursos naturais e os impactos sociais da degradação ambiental. 

As escolhas dos consumidores estão cada vez mais alinhadas à urgência de mitigar o aquecimento global, reduzir a geração de resíduos e apoiar práticas de produção responsáveis, fazendo com que as empresas repensem seu papel na construção de um futuro mais equilibrado.

Embora muito se tenha feito para avançar em iniciativas conectadas aos temas da agenda, o mercado ainda encontra entraves quando chega o momento de concretizar projetos de sustentabilidade, equidade e governança. São infinitas as vezes em que, à frente do branding e comunicação do Boticário, me questionam sobre como, efetivamente, ser uma marca comprometida com os interesses da sigla, e a resposta, embora não seja das mais simples, é bastante clara: ESG não pode ser um interesse paralelo ao negócio; precisa estar inserido nele, como premissa! 

Na companhia, presencio esse posicionamento diariamente, com o tema ESG no DNA da empresa há mais de quatro décadas. Um dos grandes exemplos disso é a criação da Fundação Grupo Boticário, em 1990, e representa um pioneirismo da empresa na frente de sustentabilidade, sendo uma organização sem fins lucrativos, que visa proteger a natureza brasileira. Com um case desses, sempre soubemos que o olhar para as questões ambientais não se restringiria à reciclagem de produtos; embora isso também seja essencial. É sobre entender o papel que uma marca exerce na sociedade, no meio ambiente e na vida das pessoas. É sobre construir valor de forma regenerativa, e não extrativa.

Afinal, quando falamos sobre as bases de ESG, na verdade estamos falando sobre o futuro. E mais do que isso: sobre o presente que temos a responsabilidade de transformar. Então, seria um equívoco como marca, deixar de olhar para os horizontes que os próximos meses, anos e décadas têm a oferecer. 

Acredito que é fundamental voltar nosso olhar com mais atenção para as questões que irão moldar a qualidade de vida humana nos próximos anos. Mais do que isso, é preciso aprofundar esse debate e se envolver com ele na mesma intensidade com que consumimos e replicamos as tendências do varejo.

Visão de futuro

Colocamos o respeito às pessoas e ao meio ambiente no centro das nossas decisões de negócio. Foi com esse propósito que, em 2021, lançamos um conjunto de 16 compromissos ESG que nortearão nossas ações até 2030. Entre as metas mais ambiciosas, destacam-se o uso de 100% de ingredientes de origem renovável ou natural em nossas fórmulas, a transformação de todas as embalagens em recicláveis ou reutilizáveis e a redução pela metade das emissões absolutas de gases de efeito estufa.

Mas, o compromisso por si só não muda o jogo. É a prática que transforma. E foi com esse pensamento que nasceu o Boti Recicla, o maior programa de logística reversa do Brasil no segmento de beleza em pontos de coleta. Criado em 2006, o programa já conta com mais de 4 mil pontos de coleta em lojas de todo o país e todas as embalagens vazias de cosméticos devolvidas por consumidores e revendedores são encaminhadas para 15 destinatários, em sua maioria cooperativas de reciclagem, que realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.

Botirecicla Store
Foto: Divulgação/ O Boticário

Dessa iniciativa também nasce um dos projetos mais simbólicos dessa jornada: a Boti Recicla Store, a primeira loja do mundo que aceita resíduo reciclável como forma de pagamento. No mês da reciclagem, entre os dias 23 a 25 de maio, na flagship de Pinheiros, os consumidores poderão trocar embalagens de cosméticos vazias por produtos exclusivos como uma prancha de surf do surfista profissional e medalhista olímpico brasileiro, Gabriel Medina e fone de ouvido do DJ e produtor musical, Alok, além de experiências como cortes de cabelos com especialistas da marca TRUSS em que os fios serão destinados para o projeto Fiotrar, uma iniciativa apoiada pela Fundação Grupo Boticário, a favor da conservação do ambiente marinho, pois desenvolve mantas com alta capacidade de absorção de óleo derramado no oceano.

ESG e branding: frentes que caminham juntas

Para quem trabalha com branding, há aqui uma lição valiosa: ESG não é um projeto específico da área. É reputação em ação e responsabilidade de todos que estão destinados a desenvolver a presença de uma marca no mercado. É quando as promessas ganham corpo no ponto de venda, na comunicação, na experiência. 

A régua subiu e o consumidor está mais atento do que nunca. Portanto, é mais que esperado fazer com que o branding e a comunicação da marca estejam alinhados a esses propósitos, porque a audiência vai buscar por isso durante a decisão de compra; tornou-se um fator imprescindível na escolha da marca a ser priorizada.

A verdade é que nenhuma marca vai transformar o mundo sozinha. Mas algumas podem puxar o movimento e gerar grande impacto. Podem inspirar o setor, incentivar mudanças e ainda provocar conversas e reflexões fundamentais. Ser uma marca com liderança sustentável é isso: colocar o impacto positivo no centro das decisões. É acreditar que progresso e regeneração não só podem andar juntos; eles precisam caminhar lado a lado.

No fim das contas, é isso que nos move no Boticário. A crença de que a beleza, quando nasce de um propósito verdadeiro, pode transformar não só a consumidora, mas também o planeta.

Carolina Carrasco, Diretora de Branding e Comunicação das marcas Boticário e Quem Disse, Berenice?
Carolina Carrasco

Marketing 360º

Com olhar estratégico e mais de uma década de experiência à frente de marcas icônicas da beleza, Carolina Carrasco, Diretora de Branding e Comunicação de Boticário e Quem Disse, Berenice, propõe reflexões sobre o papel das marcas em temas estruturantes como diversidade e sustentabilidade, e a construção de novas conexões com os consumidores.

Com olhar estratégico e mais de uma década de experiência à frente de marcas icônicas da beleza, Carolina Carrasco, Diretora de Branding e Comunicação de Boticário e Quem Disse, Berenice, propõe reflexões sobre o papel das marcas em temas estruturantes como diversidade e sustentabilidade, e a construção de novas conexões com os consumidores.