Entrevista

"O primeiro passo é organizar a casa", diz Head de Marketing da Adobe sobre case com Palmeiras

Ao Promoview, Núbia Mota fala sobre bastidores do case com o Palmeiras e explica como as soluções tecnológicas otimizam a rotina dos "marketeiros"

A parceria entre Adobe e Palmeiras foi um dos principais tópicos do universo do Marketing no último mês. A gigante de soluções tecnológicas está presente nas universidades, agências e no dia a dia dos profissionais freelancer. Mas, nos últimos anos, possui uma proposta que vai muito além do “photoshop”: a personalização.

Isso porque os clientes da Adobe são os “marketeiros”, que, por sua vez, possuem clientes diversos. E, para desenvolver soluções que realmente “solucionem” as atuais demandas do Marketing, a empresa tem buscado entender o que esses clientes finais precisam. Banco Pan, Renner, GPA e Vivo estão entre as marcas que estão trabalhando junto a Adobe para levar as estratégias de Marketing ao próximo nível.

Em entrevista especial, Núbia Mota, Head de Marketing da Adobe no Brasil, explica como as soluções otimizam a rotina dos profissionais e possibilitam entregas personalizadas.

Núbia Mota Head de Marketing da Adobe

Qual foi o pontapé das negociações entre Adobe e Palmeiras?

Núbia: a Adobe possui uma parceria com o Real Madrid, na Europa. Eles usam nossas soluções para intensificar a experiência dos torcedores para além do estádio. Conectando com os convites, eles conseguem saber quantas vezes o torcedor vai ao jogo, com quem, em que período, o que consome, e assim por diante. O Palmeiras viu esse case global e quis entender como replicar ou desenhar experiências possíveis no Brasil, com o fim de deixar os fãs ainda mais apaixonados pelo clube, usando a tecnologia Adobe.

E como funciona a solução oferecida ao Palmeiras?

Parceria Palmeiras e Adobe

Núbia: o primeiro passo foi organizar a casa. O Palmeiras gerou muito conteúdo ao longo das décadas. Usamos as tecnologias Adobe de inteligência artificial para trabalhar essas imagens e vídeos, organizando tudo. Depois, vamos monetizar isso, oferecendo acesso a conteúdos específicos para os torcedores e jornalistas. Então, se um torcedor quiser ver um determinado momento especial, reviver uma partida que assistiu com seus amigos ou familiares, por exemplo, isso será possível. Da mesma forma, se um jornalista quiser ter acesso a um conteúdo específico, como imagens de gols de várias partidas, será rápido de gerar essa informação.

Então, tem um viés um pouco mais B2B, pensando em como melhorar as publicidades em campo. Além disso, a equipe de Marketing do Palmeiras poderá melhorar a sua estratégia de comunicação nos canais próprios a partir desses dados. Então, o primeiro passo é colocar essa camada de inteligência artificial e, conforme avançamos, temos outros projetos em andamento.

E quais são as soluções usadas nesse processo?

Núbia: a solução que usamos para organização de imagens é o Adobe Experience Manager Assets. É parte do Adobe Experience Cloud, que é uma plataforma completa. Depois, temos outras soluções como o JN Studio e o Firefly.

Como essa tecnologia ajuda a oferecer um nível de personalização aos clientes?

Núbia: por mais que você ame uma marca, o time de futebol mesmo, por exemplo, imagine se todo dia eles te mandam um e-mail com conteúdo zero conectado com você. Por mais que você ame essa empresa, em algum momento você não vai mais querer receber esse e-mail. Então, quando a gente fala de estratégias de marketing como o e-mail marketing, já não faz mais sentido ser genérico.

Pode ser que um torcedor não queira ler sobre o time todo dia, mas queira receber os highlights uma vez na semana por exemplo. Diferentemente de outro, que pode querer receber uma vez ao mês. Então, até as estratégias mais convencionais de marketing têm que se adaptar para conseguir oferecer um conteúdo diferente. Por exemplo, se eu sei que aquele torcedor foi a partida, eu não preciso contar sobre o jogo. Ao invés disso, posso enviar um vídeo com a mensagem “vamos relembrar esse gol? você estava sentado na cadeira X e agora pode ver de outro ângulo”.

E como você enxerga o papel da Adobe nas rotinas atuais de Marketing?

Núbia: nós conseguimos atender diferentes tipos de clientes com excelência, desde estudantes até grandes empresas. Antigamente os profissionais atuavam em caixinhas, uma pessoa fazia o marketing de eventos e outra fazia o digital, por exemplo. Atualmente, as áreas de marketing, PR, eventos, e digital estão trabalhando juntas, algumas empresas chamam de times, outras de squad. E as nossas soluções refletem isso, estão cada vez mais integradas.

Internamente, usamos nossas soluções e aprendemos com nossos clientes. O time da Adobe é o primeiro a testar se as soluções fazem sentido para o dia a dia dos profissionais. Estamos cada vez mais investindo em inteligência artificial para empoderar marqueteiros e profissionais de tecnologia, facilitando o dia a dia e criando maneiras de trabalhar de forma mais eficiente.

Então, eu vejo que é esse o poder da Adobe, que a gente não enxerga o marketing como uma unidade separada. Eu vejo que o meu cliente é o marqueteiro ou profissional de tecnologia, mas eu penso também no cliente dele. Para ele poder entregar a melhor experiência ao cliente, ele também tem que ter uma experiência eficiente de trabalho.

E sobre o futuro? Quais os próximos passos da Adobe?

Núbia: no momento, estamos liderando a agenda de inteligência artificial, focando no uso corporativo. Queremos facilitar a vida dos profissionais de marketing e tecnologia, ajudando na criação e gestão de conteúdos digitais de maneira eficiente. Nosso próximo lançamento, anunciado no Adobe Summit, é o Adobe Assistant.

Dentro da nossa solução, os profissionais podem perguntar ao assistente “o que você achou desse banner?” ou “o que você está achando dessa campanha?”, por exemplo. Vamos oferecer esses insights em um ambiente seguro, onde os marqueteiros, os designers, os profissionais de tecnologia, não precisam se preocupar em acabar vazando dados dos clientes. Além disso, a ferramenta tem acesso às nossas soluções de forma integrada. Então ela vai aprendendo qual que é a sua estratégia e as suas entregas.