O Yahoo! Big Idea Chair premiou a campanha “Doe Palavras” como a grande vencedora da edição deste ano. O projeto pertence à RC Comunicação, de Belo Horizonte (MG), e foi desenvolvido para o Instituto Mário Penna, que atende cerca de 3.200 pessoas com câncer todos os dias. Além de receber a maioria de votos dos jurados, o case foi o mais votado na internet, durante a votação popular.
O vencedor levará a grande poltrona roxa do Yahoo!, criada especialmente para ser o símbolo do prêmio. “É bom poder usar o conhecimento e as ferramentas de comunicação que temos para fazer o bem?”, disse Guilherme Araujo, diretor de criação da RC. “Tenho orgulho de chegar em casa e dizer para meu filho que eu fiz o “Doe Palavras?”, complementou o ganhador.
A agência criou uma plataforma de mensagens virtuais de conforto e acolhimento que eram transmitidas aos pacientes em um monitor, dentro do próprio hospital, durante o tratamento. As mensagens podiam ser enviadas pelo site ou por meio do Twitter.
Araujo explicou que a idealização do projeto se deu em um final de semana e foi desenvolvido em apenas oito dias, alcançando a expressiva marca de 500 mil mensagens de 126 países, trend topics do Twitter, além de receber exposição da mídia em todo o mundo. No terceiro mês de campanha, o site desenvolvido para o projeto ultrapassou um milhão de acessos.
Realizado pelo quarto ano consecutivo no Brasil, o Yahoo! Big Idea Chair reconhece as melhores campanhas de marketing e publicidade, promoções e concursos do ano. “Nesta edição, o prêmio duplicou o número de inscritos, que deixou a disputa pela poltrona ainda mais acirrada. A qualidade dos cases também fica melhor a cada edição do prêmio”, comentou André Izay, presidente do Yahoo! Brasil, durante cerimônia da entrega do prêmio nessa semana, em São Paulo (SP).
Os outros inscritos que estavam na final foram “Volta Ferrorama, da agência DM9DDB para a Estrela; “Garota do Tempo Skol“, da agência F/Nazca para a Skol; “Whopper Face”, da agência Ogilvy, para o Burger King e “Xixi no Banho”, da agência F/Nazca para a Fundação SOS Mata Atlântica.
Os trabalhos foram julgados por destacados profissionais da publicidade e marketing do Brasil, que levaram em consideração a criatividade, responsável por 50% no peso das avaliações, implementação, com 25%, e o resultado do trabalho, que correspondeu a 25% nas análises dos jurados.