O que é brand experience? Conheça tudo sobre este conceito

14/10/2019


Você conhece esse conceito e sabe porque ele está sendo tanto utilizado dentro do marketing?

brand experience O conceito de brand experience vem ganhando força nos últimos anos dentro do marketing, e este conceito se encaixa perfeitamente em um mercado cada vez mais competitivo, no qual a conquista do consumidor não é uma tarefa nada fácil.

Neste post iremos falar um pouco sobre este conceito de marketing, que vem ganhando força no mercado ao promover relações mais ricas entre clientes e empresas.

Vamos explorar o funcionamento desta estratégia e como ela é aplicada no mercado atual. Confira como as empresas estão evoluindo a relação de seus clientes com as marcas e como isto tem gerado mais engajamento e vendas.

O que é brand experience?

Por mais que muitas pessoas consideram desta forma, o brand experience não pode ser considerado uma ferramenta.

Na verdade, o entendimento correto do brand experience é de uma técnica de marketing. O objetivo principal é gerar no cliente sensações, experiências e sentimentos únicos por meio da relação dele com uma marca.

Assim, o consumidor, terá a possibilidade de analisar e testar a marca, antes de realmente decidir pela compra de um produto ou serviço. Ou seja, ele terá a chance de confirmar se o produto é útil para ele, de verdade.

brand experience

Esse conjunto de ações de brand experience fornecem aprendizados e a possibilidade de prever o comportamento dos clientes a fim de melhorar o fluxo de consumo.

Com esses estímulos, a marca informa uma identidade, um design e cria uma comunicação mais direta e engajada entre o cliente e a empresa que é dona de tal marca.

Essa necessidade surgiu porque os clientes já procuram algo além de simples produtos e serviços. Eles estão em busca de experiências. Nesse cenário, as marcas que desejam alcançar o sucesso precisam construir um relacionamento que gere engajamento, transformando simples compradores em embaixadores de seus produtos e serviços.

Traduzido para o português como experiência de marca, é uma estratégia de marketing utilizada pelos negócios dos mais variados segmentos para que as suas marcas possam interagir com clientes e parceiros, por meio de experiências integrativas. Ou seja, experiências que sejam capazes de gerar valor e percepção emocional positiva.

O objetivo principal, nesse contexto, é que os consumidores se encantem com a marca por meio de um forte relacionamento e que eles possam interagir com produtos e serviços, usando vários sentidos.

Essa é uma realidade atual, pois as pessoas já estão comprando e fazendo suas escolhas por meio de sensações com as marcas. Isso porque a utilidade básica de um produto já não é o bastante para atrair os compradores, visto que o consumidor de hoje entende que a qualidade é obrigação da empresa, e não um diferencial.

Diante dessa realidade, para atrair os consumidores, é preciso encantá-los com estratégias que consigam ir além das necessidades essenciais.

Hoje temos um consumidor mais exigente, porque ele é consciente de seus direitos e deveres. Também pesquisa bastante antes de comprar com a ajuda da internet.

Assim, como ele sabe do seu poder de compra, ele espera ser surpreendido em vários aspectos, principalmente emocionais, transformando a experiência de compra em uma relação com a marca.

Podemos entender que brand experience é a experiência que o consumidor estabelece com uma marca por meio de afinidades e propósitos, sendo uma circunstância pessoal e de interação.

Nesse cenário, a experiência pode ser negativa, positiva ou mesmo indiferente. Isto é, toda interação com a marca se transformará em momentos que levam à experiência. Para isso, uma sensação será transmitida de algum modo, favorecendo a formação da imagem que outros clientes possuem daquele produto, serviço ou marca.

Como o brand experience é aplicado?

As marcas líderes já compreenderam a necessidade de se conectar com seus clientes, e, para isso, procuram proporcionar experiências inovadoras, diferentes e únicas.

Para tanto, faz-se necessário ter uma estratégia consistente de brand experience para construir o que a marca representa para o consumidor. Logo, é preciso entender que experiências que marcam são intencionais e precisam sensibilizar ativando o lado emocional, indo além do que consideramos tangível.

Dessa forma, paladar, olfato, audição, tato e visão são utilizados para desenhar uma boa estratégia de brand experience para cada ponto de contato com o cliente.

No entanto, também é preciso ficar atento ao básico: entregar qualidade no produto ou serviço, manter os prazos de entrega, entre outros pontos.

A satisfação do cliente também não é garantia de fidelização. É preciso surpreender o consumidor de forma única para que ele perceba valor na marca, e para isso você deve alinhar interações que cultivem a lealdade.

 

 

Fonte: Redação.

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