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Inteligência Artificial no varejo: 3 razões para investir

A tecnologia evoluiu muito na última década, mas a principal dificuldade de algumas das marcas continua sendo vender.

A tecnologia evoluiu muito na última década, mas a principal dificuldade de algumas das marcas continua sendo vender.

São inúmeros os fatores que impactam na performance, sendo um dos mais importantes, atualmente, entender a jornada de compra do consumidor.

Estratégias como o uso de machine learning podem facilitar, e muito, na redução da perda de vendas e a melhorar a experiência do cliente on-line-to-off-line no varejo, seja nas grandes redes de supermercados ou nos mercadinhos de bairro.

Um bom exemplo é o localizador de produtos da Gofind. Muito além de simplesmente listar os pontos de venda nas proximidades, a plataforma utiliza algoritmos de inteligência artificial para auxiliar empresas no lançamento de produtos, engajamento com consumidores, prospecção e análise de mercado, além de direcionar o investimento em campanhas de forma mais assertiva.

Abaixo listamos três funcionalidades da ferramenta que mostram como a inteligência artificial aplicada ao varejo está melhorando a experiência de compra do consumidor. Confira!

Campanha de lançamento x Disponibilidade do produto

Quando uma empresa lança um novo produto no mercado, é comum as campanhas de marketing ativarem consumidores em regiões que o produto ainda nem chegou.

Muitas marcas priorizam a velocidade da entrada das campanhas, sem um estudo inicial da disponibilidade do item em cada região – análise essencial para prevenir desperdício das verbas de marketing, a frustração do consumidor e geração de rupturas (quando o cliente não encontra determinado item na loja).

Para evitar a falta de produtos e/ou o baixo giro de gôndola, a Gofind oferece um conjunto de mapas que ajudam as empresas no planejamento de mídia e direcionamento do consumidor para loja certa, que tem o produto desejado em estoque, melhorando o ROI das campanhas e a experiência do shopper.

Transformação Digital

Empresas de todos os tamanhos e segmentos estão investindo em startups como foco na transformação digital do negócio. Diferente de agência de marketing que desenha a estratégia de branding ou comunicação, a ferramenta gera insights sobre distribuição e demanda para que os times otimizem cada vez mais as suas campanhas e vendam mais, sempre utilizando estratégia de marketing orientada a dados.

Entre as inúmeras funcionalidades, a plataforma fornece dados como onde e quando lançar a campanha de marketing, quais são os produtos mais procurados, quais regiões com maior demanda, em quais lojas o produto está disponível no momento, onde há demanda e não tem o produto – ruptura, entre tantas outras.

Marketing, comercial e logística alinhados

Com mais de 600 empresas no portfólio e mais de 120 mil produtos cadastrados, a startup catarinense tem mostrado que conseguir mensurar se uma campanha realmente impactou o consumidor, a ponto de levá-lo a adquirir determinado produto, ou pensar na melhor estratégia de lançamento para atingir um público/praça específica, alinhando marketing, comercial e logística, não é mais um problema com as funcionalidades da plataforma que promete tornar as campanhas de lançamento até 30% mais eficientes.

Para isso, o localizador integra informações sobre indústrias, distribuidores e lojas físicas em seu portal, com mapas atualizados em tempo real, com dados do estoque e a disponibilidade dos produtos em cada PDV, tudo categorizado e geolocalizado para que o cliente possa encontrar exatamente o que precisa.