Evite problemas logísticos em campanhas promocionais

14/01/2020


É muito importante ter o máximo de controle possível sobre a cadeia de valor da administração. 

Os profissionais de trade marketing e o gerenciamento de campanhas e promoções no ponto de venda precisam lidar com uma infinidade de preocupações diariamente e coordenar as mais diversas variáveis. 

Uma dessas preocupações presentes no dia-a-dia é a que se refere à logística. Devido às suas próprias características, os serviços de logística e transporte têm um certo grau de vulnerabilidade a incidentes. 

Nem sempre é possível eliminar completamente: atrasos, avarias, acidentes etc., com consequências que variam desde a quebra do estoque até a insatisfação do cliente e a perda da marca. 

Esses são apenas alguns dos possíveis problemas múltiplos enfrentados pela logística e nos quais o setor de transporte trabalha continuamente para prevenir e resolver.

Quando pensamos em campanhas promocionais no ponto de venda, e mais especialmente em uma época do ano como a que ocorreu, com campanhas promocionais cada vez mais massivas e ambiciosas, como a já totalmente estabelecida no mundo, Black Friday ou na campanha de Natal, seguido pelas vendas de inverno, é muito importante ter o máximo de controle possível sobre a cadeia de valor da logística

Dessa forma, as empresas podem evitar e resolver com mais facilidade qualquer incidente em qualquer uma das etapas do processo da campanha, desde sua concepção e design até sua implementação no ponto de venda, bem como a análise subsequente das ações e sua logística reversa.

Além das campanhas estritamente promocionais, que vão da Black Friday às vendas de inverno, o volume de vendas aumenta no último trimestre do ano em todos os mercados para questões relacionadas ao Natal, data em que o consumo de de indivíduos e empresas cresce notavelmente. 

Diante desse crescimento, as marcas que desenvolvem campanhas promocionais no ponto de venda destinadas ao seu público-alvo devem estar preparadas para responder à necessidade de coordenar diferentes parceiros: consultoria promocional, design de elementos promocionais, produção, armazenamento, transporte, recepção e implantação no ponto de venda, trabalho de realização e controle de estoques, coleta e devolução, análise de promoções etc.

Outra opção, muito mais simples para as marcas, é ter um parceiro que cubra grande parte ou toda a cadeia de valor da logística de promoções e campanhas no ponto de venda. 

Esse processo de empresas que chamam de logística relacional é complexo, com várias agências e multivariável, de modo que um único interlocutor ou fornecedor que assume o controle milimétrico de toda a situação e que possui uma vasta experiência no setor pode marcar um grande diferença ao desenvolver uma campanha promocional no ponto de venda com sucesso.

 

 

Fonte: Redação

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