Conteúdo Especial

7 tendências tecnológicas que vão mudar nossas vidas em 2020

Com mais acesso aos smartphones, as pessoas estão mais conectadas do que nunca.

Com mais acesso aos smartphones, as pessoas estão mais conectadas do que nunca.

Segundo dados do Google Consumer Barometer, o uso de internet móvel a nível global atinge hoje 76% da população, com porcentagens que nos mercados latinos variam de 86% na Argentina, até 82% no Brasil, 75% no Chile e 71% no México.

A transformação digital e a automação já estão dando grandes saltos na América Latina, as cidades são cada vez mais inteligentes e as redes 5G serão as novas protagonistas desse processo.

Dentre as muitas invenções que surgem de projetos de pesquisa e coinovação em nível regional, quais tecnologias vão impactar totalmente o rumo dos negócios e o modo de vida dos latino-americanos a curto e médio prazo?

Inteligência Artificial

Esta é talvez a mais promissora e incompreendida das tecnologias futuras: a IA abrange todas as soluções que permitem que as máquinas aprendam gradualmente a resolver problemas. Bem treinadas, elas podem superar as habilidades humanas e responder a muitas tarefas.

É o caso do campo da saúde, no qual, por exemplo, uma solução de IA desenvolvida pelo Google demonstrou recentemente a capacidade de detectar câncer de pulmão com uma taxa de precisão mais alta do que a de um radiologista especialista.

A IA oferece oportunidades para todos os setores, desde manutenção preditiva e robótica, até carros autônomos.

Internet das Coisas (IoT)

O advento da Internet das Coisas está ajudando a criar ambientes inteligentes que podem desencadear respostas a várias situações. Os dispositivos e sensores da IoT já difundidos costumam operar isolados uns dos outros, mas as possibilidades de interconexão devem se multiplicar nos próximos anos.

Isso já está sendo observado na região com o crescimento de empresas e residências inteligentes que reconhecem seus habitantes e adaptam seus parâmetros de maneira personalizada (aquecimento, iluminação, controle de acesso, automação de tarefas, ferramentas de colaboração etc).

Cibersegurança

Um mundo cada vez mais conectado exige a adição de soluções de segurança cibernética. Nesse nível, a inovação tecnológica é dupla. Por um lado, tira proveito da inteligência de rede e infraestrutura para detectar ou antecipar ameaças.

Por outro, contribui para o surgimento de novas técnicas que ajudam a proteger os usuários e verificar sua identidade para limitar os riscos de fraude ou roubo de dados pessoais. Um desafio adicional: a segurança cibernética deve ser a mais transparente possível, para não prejudicar novos usos inovadores.

Big Data

De acordo com dados da IDC , o volume de dados globais aumentará cinco vezes nos próximos anos, atingindo 175 zettabytes (175 bilhões de gigabytes) até 2025. O objetivo permanente do Big Data é desenvolver recursos de computação que possam combinar, reconciliar e verificar grandes quantidades de dados gerados, por exemplo, através da IoT, para extrair alguma forma de conhecimento.

Esse processamento está sendo realizado cada vez mais em tempo real, apoiando o desenvolvimento das cidades para que elas comecem a regular automática e dinamicamente o consumo de energia ou o fluxo de tráfego, dependendo da situação e da necessidade.

Blockchain

As fortunas do “personagem” mais notável do blockchain, o Bitcoin, estão bem documentadas pela atenção constante da mídia; no entanto, o potencial real do blockchain vai muito além da criptomoeda.

A tecnologia permite a transmissão transparente de dados ao longo de uma cadeia de blocos de dados, na qual todas as operações são registradas e invioláveis. Sua segurança e descentralização o tornam um instrumento valioso para o desenvolvimento de novas formas de transações eletrônicas.

5G

O 5G, previsto para ser implementado em alguns países da América Latina a partir de 2020, não se trata apenas de aumentar a velocidade dos dados. Ele também oferece uma latência muito melhor e cobertura impecável.

Acima de tudo, isso nos levará a repensar a maneira como organizamos as operações de rede, com a possibilidade de “dividi-las” virtualmente para gerenciar aplicativos em separado. Em combinação com a IoT, o 5G vai desempenhar um papel central no desenvolvimento de novos serviços e soluções.

Cloud

A maioria dos usuários da Internet já a possui, alguns sem saber: a nuvem oferece capacidade de armazenamento praticamente ilimitada e já suporta os serviços online mais populares.

A aceleração de velocidades fixas e móveis, fibra ou 5G devem aumentar ainda mais a adoção e tornar a nuvem um recurso cada vez mais transparente para usuários finais e empresas. No futuro, todos os nossos arquivos serão armazenados local e simultaneamente em um espaço on-line.

São muitos os desafios a serem enfrentados para que essas tecnologias se desenvolvam e tragam impactos positivos na vida das pessoas e das empresas, mas uma coisa é certa: a América Latina é uma região promissora para a inovação, e esse processo vai se intensificar em 2020.