Conteúdo Especial

Pinterest Predicts destaca tendências de consumo e comportamento para 2024

O relatório, fruto da fusão entre arte e ciência, usa uma metodologia baseada em machine learning que examina pesquisas realizadas por mais de 480 milhões de pessoas no mundo inteiro.

O Pinterest revelou, em 06 de dezembro, o Pinterest Predicts, uma espécie de bússola para as principais direções que devem influenciar o consumo e comportamento dos usuários na plataforma em 2024.

O relatório, resultante da fusão entre arte e ciência, utiliza uma metodologia baseada em machine learning que examina pesquisas realizadas por mais de 480 milhões de pessoas globalmente dentro do Pinterest. A análise abrange dois anos de dados para identificar as tendências.

Rogério Nicolai, diretor de negócios do Pinterest para o Brasil, destaca que o usuário, ao final, possui uma intenção específica. Ao utilizar o Pinterest, ele busca algo, e a plataforma encurta esse caminho para que ele possa realizar e comprar de maneira mais eficiente.

Dentre os destaques, ressalta-se a ascensão da tendência do metal em acessórios, unhas, vestuário e objetos de decoração. O conceito vintage e retrô é representado pela ideia do “vovô core”. Enquanto isso, o “cantinho do café” reflete o movimento de recriar o ambiente de uma cafeteria no lar.

A geração Z é a fatia populacional que mais cresce na plataforma em escala global, totalizando aproximadamente 193 milhões de usuários dessa faixa etária. Portanto, as previsões têm uma forte inclinação para e a partir desse grupo específico, que busca no Pinterest uma abordagem única em relação às redes sociais, caracterizada por mais atenção e uma busca por referências, em oposição ao entretenimento, por exemplo.

Quanto aos anunciantes, nos últimos quatro anos em que o relatório é elaborado, o Pinterest acertou oito em cada dez tendências. Para as marcas que sabem aproveitar, isso representa um diferencial, permitindo antecipar e incorporar essas tendências não apenas na estratégia de comunicação, mas até mesmo nos produtos. O diretor destaca que as marcas podem realizar uma curadoria do portfólio para atender às tendências e aplicá-las nas interações de vendas com o público.

Rogério Nicolai enfatiza que 2023 foi um ano crucial para a plataforma no relacionamento com as marcas. Mais de 20 produtos foram lançados para anunciantes, gerando mais oportunidades de negócios. Com produtos de topo de funil, por exemplo, é possível construir a marca a partir do trabalho de uma tendência em alta escala dentro da rede social.

Além disso, destaca-se o Trends Badge, onde os anunciantes podem se apropriar de determinadas tendências. O Pinterest trabalha em parceria com marcas e agências para endossar a criatividade, aplicando o selo ‘Tendências 2024 Pinterest’.

Foto: Depositphotos