Arte e Criatividade

O design de produto como diferencial de marca

Quando falamos de vender produtos, o design precisa ser considerado como matéria fundamental; por isso, Duda Schwantz e eu, visitamos marcas que tiram suspiros ao vivo e a cores.


Branding é muito mais do que identidade visual, é tudo o que a marca comunica. E quando falamos de vender produtos, o design precisa ser considerado como matéria fundamental. Isso porque afeta diretamente o que as pessoas pensam sobre a marca e como se sentem em relação a ela. Junto da Head de Estratégia e Conteúdo, Duda Schwantz, visitamos marcas que tiram suspiros ao vivo e a cores.

Recentemente fui impactada por um post no linkedin que falava sobre a força das marcas através de suas embalagens, como no caso da batata do McDonalds, do ketchup Heinz, da garrafa de vidro da Coca-Cola, e por aí vai… Inclusive isso me lembrou a campanha do Doritos de 2019, “Logo Goes Here”, que segue uma tendência anti-ad, ou seja, na contramão do branding. Mas esse não é o assunto que quero tratar aqui (não agora). E sim o design de produto e a importância que traz para as marcas.

“It’s the chip so iconic…we don’t need to name it.” Campanha “Logo Goes Here – Doritos”

Esse período do ano é bem agitado para o mundo artístico, com SP-Arte, DW! Week e Boom SP Design (esqueci algum?). Sendo todos muito recomendados por nós, Julia e Duda Schwantz, criativas por vocação e publicitárias por opção. Então, na semana passada estivemos na inauguração da DW! Semana de Design de São Paulo 2024, no Shopping Lar Center, e visitamos a exposição “Do objeto à cidade: Design em tudo”, que aborda a amplitude do design. 

Nela, o visitante observa produtos que representam diversidade de escalas e demonstram como o design está presente em todos os aspectos de nossa vida, desde utensílios domésticos até elementos urbanos. O principal critério para a seleção das peças é a inovação, seja em termos de tecnologia, uso de novos materiais, propostas formais ou de uso. 

Na exposição, a marca que mais nos chamou atenção foi a Century Brazil, premiada em três categorias no iF DESIGN AWARD 2024, um dos prêmios de design mais importantes e prestigiados do mundo. Estava em exposição o sofá Desmond, que explora simetrias, repetições e construções em camadas, uma ode aos princípios da Gestalt.

Pensamos em citá-lo porque ele nos diz que um bom produto é resultado de um projeto que leva em consideração vários fatores, como a ergonomia, a funcionalidade e a pesquisa de materiais – a beleza, apesar de fundamental (já dizia o poeta), é apenas um deles. 

Até a próxima,

Julia