Protagonismo & Brand Experience

Marcas e Experiência Positiva

A experiência positiva sempre foi uma forma eficaz de conectar marcas e o seu público, mas hoje em dia, é fundamental para adquirir bons resultados. Veja algumas dicas para planejar uma experiência positiva eficaz

Créditos: Divulgação
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Eu não sei vocês, mas a sensação que eu tenho ultimamente é que a vida está mais pesada. São tantas preocupações, notícias e informações sobre tanta coisa que nos deixa em estado de alerta e alarmados só de ler ou ouvir.  Além dos afazeres do nosso cotidiano que nos sobrecarregam e nos causam tensões e stress. 

Toda essa tensão nos faz buscar conteúdos positivos para que possamos nos inspirar, relaxar e até nos mantermos otimistas frente a tantos acontecimentos. Não só conteúdos, como experiências. E é aí que entram as oportunidades de marca.

Falando especificamente de Brand Experience, nosso protagonista de hoje é: Experiência Positiva. 

Experiência positiva não no sentido de bem executada afim de atingir objetivos macros, e sim no sentido de causar sensações boas (positivas) e ficar na memoria das pessoas.

A experiência positiva sempre foi uma forma eficaz de conectar marcas e consumidores ou melhor, marcas e o seu público, pois não podemos esquecer que no Live Marketing muitas vezes o público-alvo são colaboradores internos de uma empresa, porém, hoje em dia tem se mostrado quase que uma necessidade primordial para excelentes resultados.

Mas como tornar uma experiência positiva eficaz?  

O primeiro fator a ser considerado é o ambiente em que a experiência é feita e em qual contexto. 

Algumas perguntas devem ser respondidas na intenção de conduzir nossos insights para o planejamento. 

  • Essa experiência será física (presencial) ou experiência digital?
  • Meu público estará em um momento de lazer ou em um ambiente de trabalho?
  • Acontecerá de forma coletiva ou individual? 

Nosso segundo ponto a considerar é: O quanto de atenção/ engajamento eu consigo ter do meu público no momento da ação? 

O terceiro ponto é: Qual a sensação que eu quero causar neste público? E aqui as respostas podem ser variadas: alegria, bem-estar, relaxamento, empatia, acolhimento, entre outras sensações positivas que podem fazer parte do seu objetivo.

O quarto ponto é o quão memorável e/ou compartilhável essa ação será para o meu público?

O quinto, e não menos importante ponto é: Quão autêntica é esta ação? Neste ponto faço um adendo bem relevante: Autenticidade está diretamente ligada a valores e propósitos das marcas, algo que o público está bastante atento hoje em dia.

Os desafios de um planejamento de experiência, vão além da conversão, dos objetivos táticos ou apenas do conhecimento. É auxiliar e trabalhar com as emoções do seu público. 

Gerar uma memória positiva muitas vezes está longe de narrativas complexas. Pode ser solucionada com coisas simples e emocionantes. A premissa é: se eu tenho uma experiência positiva com uma marca, fatalmente estou mais engajada em consumi-la ou reverbar esta experiência com outros.

Experiência é sobre conexão, sobretudo, a conexão positiva.