Conteúdo Especial

Especialistas fazem review da NRF 2022

Realizado em formato figital (presencial e virtual), evento reunirá hoje os principais nomes do mercado para falar sobre tecnologias, liderança e as mudanças para o varejo nos próximos anos.

Hoje, 1º de fevereiro, os especialistas brasileiros em varejo, se reúnem no Interactive Retail Trends, evento inspirado no Retail Big Show – maior evento do setor no mundo, conhecido no Brasil como NRF e encerrado no último dia 18, em Nova Iorque -, para discutir as últimas tendências identificadas no encontro global.

Organizado pela GOUVÊA Experience, comunidade de debate, educação e inspiração no varejo, braço de eventos da GOUVÊA Ecosystem, a iniciativa acontece em formato “figital” (presencial e virtual). o Interactive Retail Trends será realizado em São Paulo, no Teatro Santander, das 8h às 17h. As inscrições podem ser realizadas pelo site do iniciativa.

“O Interactive Retail Trends tem como objetivo aproximar o público brasileiro das discussões e tendências abordadas na NRF. O evento em Nova Iorque é uma referência importante do que acontece no varejo globalmente. Buscamos sempre trazer para a versão nacional uma experiência muito alinhada ao que ocorre lá. Queremos democratizar o conhecimento e contribuir, cada vez mais, para o desenvolvimento do mercado nacional”, explica Eduardo Yamashita, Diretor de Operações da GOUVÊA Ecosystem e Diretor de Inteligência de Mercado da MosaicLab – empresa de Inteligência de Mercado do Ecossistema GOUVÊA.

Confira alguns destaques do que será apresentado na edição nacional:

No painel “Consumo e comportamento do consumidor americano”, Ricardo Contrera (sócio da MosaicLab), André Sacconato e Marcelo Allain (sócios da GOUVÊA Analytics – unidade de mapeamento de tendências econômicas da GOUVÊA Ecosystem) evidenciam as mudanças de comportamento no consumo devido à pandemia e às diferenças geracionais. “Sabemos o quanto as novas gerações são mais conectadas, com uma relação mais fluida de consumo com as marcas e com menos distinção dos canais online e offline. Com isso em mente, falaremos sobre os hábitos, medos e preocupações das perspectivas futuras para esses diferentes públicos”, explica Contrera.

Já no painel “O conceito do MetaRetail”, Eduardo Yamashita revela que o objetivo é exemplificar os melhores cases de varejistas que seguem esse conceito e possuem modelos bem desenvolvidos em suas empresas para que os participantes saibam como implementar em seus negócios. “O MetaRetail é um framework desenvolvido para que as empresas de consumo e varejo possam analisar suas operações e entender quais os pontos fortes e fracos, considerando tudo o que uma operação de consumo precisa ter. Os grandes líderes do mercado possuem 12 diferentes atributos muito bem desenvolvidos e, para que uma empresa seja protagonista em seu segmento, também é necessário ter o máximo desses elementos bem resolvidos e entregues ao consumidor”, diz.

O tema “Lojas pra que te quero: a reinvenção dos espaços comerciais” é abordado no painel apresentado por Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GOUVÊA Malls (consultoria em Shopping no Brasil e no exterior), que questiona qual será a função das lojas físicas à medida que surgem canais para que o consumidor adquira produtos e serviços. “Estamos vendo a fragmentação dos canais e com isso as pessoas vão poder comprar de formas diferentes. Essa oposição da loja física versus e-commerce vai parar de fazer sentido, daí a questão que abordaremos neste painel”, destaca Marinho.

Apresentado por Cristina Souza, CEO da GOUVÊA Foodservice (consultoria especializada em estratégia e gestão para o setor), o painel “O melhor líder do mundo: inovador, inspirador e mentor” destaca quais são as características necessárias para uma boa liderança. O painel também contará com a presença de Paulo Camargo, CEO da Arcos Dorados – maior franquia independente da rede de restaurantes McDonald’s no mundo – e presidente do Instituto Foodservice Brasil (IFB). O executivo falará sobre inspirações durante sua trajetória e como é liderar uma empresa com 50 mil colaboradores, líder em seu segmento.

“Após a NRF 2022, surgiram questionamentos sobre quem é o líder perfeito e qual seria um modelo a ser seguido. O entendimento que temos sobre isso e que quero discutir com todos neste painel é o quanto as pessoas trabalham por propósito e precisam ser inspiradas por relações transparentes. Um líder não forma sucessores, ele faz a mentoria para o desenvolvimento do seu time”, afirma Cristina.

Serviço

Interactive Retail Trends

Data: 1º de fevereiro

Horário: das 8h às 17h

Local: Teatro Santander

Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2.041 – Itaim Bibi, São Paulo

Programação: disponível na página do evento.