Os 5 Sentidos na Experiência

E se eu te disser que existem mais que 5 sentidos?

Ao falar dos 5 sentidos, devemos lembrar dos sentimentos e sensações que eles nos trazem, e um deles é o pertencimento

Em uma era tão digital e tecnológica, falar de sentidos, sentimentos e sensações parece algo romântico demais ou até mesmo um conto de fadas, não é?

Pois bem, se você pensa assim, está prestes a começar a perder clientes e mercado. 

Em todo negócio, mas principalmente em eventos, a dependência da presença de público, é trivial, são eles que compram os ingressos, engajam o evento, consomem alimentos e bebidas nele, e fazem o famoso: “boca a boca”, quando realmente o evento é bom, e ah não podemos esquecer dos fãs dos artistas e dos festivais, que são o combustível para que tudo isso aconteça e lotam arenas, estádios e espaços de eventos.

Cientes disso, não adianta “só” contratar a atração, bares, food trucks, staff e fazer ativações com as marcas, é preciso criar um sentimento de pertencimento para aquele participante, que quer viver uma experiência e ter um momento memorável, e não somente assistir um show ou uma palestra. Eles estão cada vez mais exigentes e tem o poder da palavra na palma das mãos. 

Há eventos em que muitos participantes nem assistem as palestras, ficam no lobby fazendo networking, e existem festivais que recebem público que vai atrás apenas de lazer, entretenimento e brindes. E é aí que está o x da questão, como fazer pra agradar um público tão diferente em um mesmo evento?

E a resposta é dividida em 3 partes: 

  1. Você não vai agradar a todos 100%, sempre vai ter algo a melhorar, então melhore!
  2. Pesquise sobre o seu público e o que ele espera do evento, escute quem frequenta o seu e outros eventos!
  3. Ative os 5 sentidos dele no seu evento, entregue experiências e não somente eventos!

O ponto 1 e 2, é realmente óbvio, já o 3, gera ainda certo desconforto, desconfiança e falta de entendimento, então vamos lá:

  • Visão – proporcione experiências com apelo visual para o público com cenografias, espaços instagramáveis, painéis de LED, iluminação cênica e arquitetural, apresentações impactantes e um ambiente acolhedor e agradável, bonito de ser ver mesmo sabe?
  • Audição – saiba dimensionar o volume do som do seu evento de acordo com o escopo dele, contrate Dj’s e equipes de som capacitadas e que tenham equipamentos de qualidade, não é normal não todo evento ter microfonia viu? Vá além e crie um ambiente envolvente com sonoplastia e efeitos sonoros.
  • Paladar – não adianta contratar o melhor buffet ou chef da cidade, e não se atentar as restrições do público do seu evento, vivemos uma era onde cada vez mais pessoas estão aderindo a vida vegetariana e vegana. E lembre-se, comemos com os olhos e o cheiro bom de comida ou alguma bebida, como o café por exemplo, nos fazem ativar outros dois sentidos: visão e olfato.
  • Olfato – todo mundo gosta de um ambiente cheiroso, não é? E tenho certeza que você tem algum cheiro, que quando sente lembra de alguém ou algum momento especial certo? Isso é marketing olfativo, cada vez mais implementado pelas marcas e empresas para envolver cada vez mais seus clientes. Já existem festivais até vendendo o seu próprio aroma sabia? 
  • Tato – como diz Rogério Flausino do Jota Quest: “o melhor lugar do mundo, é dentro de um abraço”, e esse trecho da música, fala sobre um ambiente acolhedor, sobre proximidade e carinho entre as pessoas, mas tato também é o contato com o local onde a pessoa senta, se é confortável ou não, onde ele pisa, se é acessível ou não, e sobre segurança, sobre se sentir bem.

E depois de explicar um a um, e entender que tudo isso faz com que o participante do evento se sinta em casa, acolhido e parte de tudo aqui, vem a dúvida:

– Como unir tecnologia e humanização para ativar os 5 sentidos da experiência do cliente em um evento?

É o que veremos nas próximas matérias por aqui. Acompanhem!

#VAMOOOOPRODUÇÃO