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<!--:pt-->Bienal de SP se consolida como grande evento cultural <!--:-->

O número total de pessoas que visitou a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo ficou em 743 mil pessoas ao longo dos dez dias de feira aberta à visitação pública (do dia 13 ao dia 22/08), segundo estimativa divulgada ontem (26/08), pela organização do evento. O resultado ficou 6,1% acima da estimativa inicial.

O número total de pessoas que visitou a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo ficou em 743 mil pessoas ao longo dos dez dias de feira aberta à visitação pública (do dia 13 ao dia 22/08), segundo estimativa divulgada ontem (26/08), pela organização do evento. O resultado ficou 6,1% acima da estimativa inicial.

Os carregadores de livros estão a todo vapor na Bienal de SP.

Em relação à venda de livros, pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha aponta que 80% dos entrevistados compraram livros, com um gasto médio aproximado de R$ 90 por pessoa, movimentando cerca de R$ 49,3 milhões.

A feira é o terceiro maior evento editorial do mundo – atrás apenas da Feira do Livro de Frankfurt e da Feira Internacional do Livro de Turim. Para os responsáveis – a Câmara Brasileira do Livro, realizadora do evento, e a Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora – os dados indicam que a Bienal alcançou o objetivo de se consolidar como um grande evento cultural da cidade de São Paulo e contribuir com a democratização do acesso ao livro e à leitura. Para as entidades, o investimento de R$ 1,5 milhão na programação cultural do evento foi um dos fatores que garantiram os resultados.

A feira foi considerada ótima ou boa por 93% dos entrevistados e 95% deles disseram pretender voltar à Bienal do Livro em suas próximas edições.

Foco nas crianças

Essa boa receptividade do público reflete um aquecimento e tendência de crescimento do mercado editorial no Brasil. Em dez anos, a produção de títulos (1º edição e reedição) passou de 43.697 para 52.509 por ano, e a venda de exemplares subiu de 289,7 milhões para 386,4 milhões anualmente. O faturamento do mercado cresceu de R$ 1,9 milhão em 2004 para 2,5 milhões em 2009.

Setor de livros infantis cresce em números de títulos e exemplares produzidos.

Um dos setores em maior expansão é o dos livros infantis. A produção de exemplares saltou de 15,5 milhões em 2008 para 28,7 milhões em 2009. Talvez por isso a organização da Bienal dedicou uma atenção especial na preparação das atrações específicas para as crianças e para o público jovem. Isso se refletiu nos números da visitação, com 288 mil crianças circulando pelo evento durante os 10 dias de feira.

Essas atrações incluíram o “Fábulas com a Turma da Mônica”, espaço lúdico inspirado no universo do livro e das fábulas da literatura mundial e brasileira, a instalação “O livro é uma viagem”, um circuito que passava a sensação de se estar entrando nas histórias de um livro, o “Exploração Discovery Kids”, que promoveu atividades com temas de acordo com os personagens do canal, e a “Biblioteca do Bebê”, que indicou tipos de livros e as técnicas de leitura mais adequadas para os pequeninos.

Isso mostra que as feiras de livros e eventos que discutem a literatura podem ajudar a fomentar o gosto pela leitura desde o berço.

Fonte: Redação Yahoo!