Experiência de Marca

<!--:pt-->Bienal de São Paulo tem mais do que livros<!--:-->

Quem curte livros estava ansioso pela chegada de um dos maiores eventos literários do mundo. Teve início ontem (12/08) e se estende até o dia 22/08, em São Paulo, a 21ª Bienal Internacional do Livro, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. Cerca de 350 expositores do Brasil e Exterior prometem muitas novidades.

Quem curte livros estava ansioso pela chegada de um dos maiores eventos literários do mundo. Teve início ontem (12/08) e se estende até o dia 22/08, em São Paulo, a 21ª Bienal Internacional do Livro, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. Cerca de 350 expositores do Brasil e Exterior prometem muitas novidades.

Os personagens da literatura invadiram a Bienal do Livro no primeiro dia do evento.

Engana-se quem pensa que a megafeira serve apenas para comprar livros, HQs e outras obras, muitas com descontos. Cada um dos 700 mil visitantes esperados – incluindo os pequenos e os teens – pode aproveitar as atividades presentes na extensa programação cultural.

Estudantes do Ensino Médio e universitários vão conferir os debates que acontecerão no Território Livre, espaço no qual serão discutidos variados temas ligados à juventude. Vai ter muita gente bacana falando sobre as escolhas, principalmente as profissionais, que tiveram de fazer ao longo da vida.

“Queremos mostrar aos jovens que toda carreira implica numa construção, envolve muito trabalho e investimento pessoal. Toda profissão tem função social”, afirma Maria Tereza Rangel, curadora do Território Livre.

Entre os assuntos que serão abordados estão as carreiras de repórter, músico, poeta e humorista. Também estão programados debates sobre moda, tribos urbanas, sustentabilidade e universo digital.

Do Além

Nenhuma data seria mais apropriada para falar sobre vampirismo do que uma sexta-feira 13. Hoje, o espaço Salão de Ideias contará com as presenças de Da-cre Stoker, sobrinho-bisneto de Bram Stoker, autor de Drácula, e do cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Na ocasião, quem for fantasiado como seu personagem favorito (pode ser qualquer um) não paga para entrar e ainda concorre a prêmios.

Os ingressos da Bienal custam R$ 5 e R$ 10. As atividades culturais são gratuitas, mas é preciso se inscrever com antecedência no local em que acontecem. Confira a programação completa no site.

Gente Nova no Pedaço

Muitos escritores aproveitam a Bienal para divulgar novas obras. Entre tanta gente famosa, como Mauricio de Sousa e Ziraldo, a galera jovem começa a dar os primeiros passos pelo mundo das palavras. É o caso das gêmeas Laura e Tamara Klink, 13, e Marina, 10 anos de idade, que lançam Férias na Antártica.

Filhas do famoso navegador Amyr Klink, elas contam tudo o que aprenderam durante as cinco viagens que fizeram ao continente gelado. A sessão de autógrafos acontece amanhã (14/08), a partir das 15hs, no estande da Saraiva. “Estamos muito felizes. Não imaginava que teríamos um livro tão cedo”, diz Laura.

Os carregadores de livros estão a todo vapor na Bienal de SP.

Jonas Worcman, 15 anos de idade, é veterano. Apresentou seu primeiro livro na Bienal paulistana de 2008. Neste ano mostrará o segundo intitulado Show de Bola. A obra, feita em parceria com o pai José Santos, traz poesias sobre o esporte favorito do garoto, o futebol. “É ótimo lançar na Bienal porque o livro repercute muito. Tem bastante divulgação”, explica. Ele estará no estande da FTD no dia 21/08, às 11hs.

O segundo livro de Gabriela Fogaça Diehl, 17, não ficou pronto a tempo. Mas a garota estará por lá para divulgar o primeiro, As Bruxas de West- field. Ela esteve na Bienal do Livro do Rio, em 2009, e curtiu muito. “Nesses eventos, a gente pode ter contato com outros escritores e compartilhar ideias. Além disso, tem muito mais livros do que na livraria.”

Fonte: Juliana Ravelli do Diário Grande ABC.

Imagens deMarcus Vinicius de Araujo (MVA Comunicação Empresarial).