Experiência de Marca

Allis recruta promotores para a Caloi

A Caloi, empresa brasileira com 112 anos, líder de mercado, responsável pela comercialização de mais de 700 mil bicicletas por ano, escolheu a Allis S.A. para recrutar e selecionar promotores de vendas para atuar em 13 Estados brasileiros.

A Caloi, empresa brasileira com 112 anos, líder de mercado, responsável pela comercialização de mais de 700 mil bicicletas por ano, escolheu a Allis S.A. para recrutar e selecionar promotores de vendas para atuar em 13 Estados brasileiros.

A Allis S.A. possui a unidade Allis PDV, que tem capacidade de mobilização para grandes campanhas de promoção e merchandising, com recrutamento e seleção “tailor-made“, e desenvolve projetos específicos para maximizar a performance no ponto de venda. Por meio dessa unidade, a Caloi contratou 18 promotores de vendas em regime CLT.

São Paulo é a cidade com mais profissionais (quatro), seguida pelo Rio de Janeiro, com dois profissionais. Em Belém, Salvador, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, Brasília, Aracaju, Manaus e Cuiabá, há um promotor em cada praça.

Em todos os casos, os promotores necessitam ter conhecimento em montagem de bicicletas, para assistência e montagem dos produtos para exposição e atendimento ao consumidor, além de compor a organização das lojas e ilhas de exposição. Eles atuam também com a linha fitness da Caloi, composta por esteiras e bicicletas ergométricas, transport, entre outros itens. Diariamente, os profissionais visitam de três a cinco lojas diferentes para atendimento.

Diante da abrangência e da dinâmica das atividades, a operação, que teve início em agosto de 2008, passou por um processo de sofisticação. A Caloi necessitava de um modelo que permitisse o acompanhamento e o monitoramento de todas as atividades dos promotores distribuídos pelo País. A partir dessa demanda, a Allis buscou desenvolver um sistema móvel que permitisse a coleta diária de informações, com a geração de relatórios que ajudassem na avaliação da performance dos promotores, bem como na tomada de decisão.

Denominado Moballis, o sistema desenvolvido permite que os promotores insiram dados para a formatação de pesquisa de mercado completa, inclusive com a coleta de dados dos concorrentes.

A partir de software específico, informações são coletadas no PDV e enviadas via internet e smartphones. Pelo sistema, é possível gerenciar as ações, incluir fotos, avaliar posicionamento dos produtos, ruptura, share of space, preço, ações da concorrência, desempenho e produtividade da equipe. O Moballis também oferece histórico de cliente a cliente e visualização da evolução dos indicadores das ações em execução.

O Moballis foi desenhado exatamente para atender à necessidade da empresa e tornou-se uma ferramenta estratégica importante para Caloi, já que garante respostas rápidas ao comportamento do mercado. A ferramenta proporciona relatórios gerenciais e cruzamento de informações em tempo real e com fácil acesso pela internet, que auxiliam a tomada de decisão.

De acordo com Daniel Mendes, gerente de Trade Marketing da Caloi, a partir dos modelos de relatórios necessários para a operação da companhia, o Moballis atendeu a todas as necessidades no fornecimento e no levantamento de informações. “Hoje é possível dizer que Moballiss Caloi é o sistema de coleta de informações mais completo do mercado”, avalia Mendes.

Para o executivo da Caloi, com a implementação do Moballis, a gestão de equipe de campo ficou mais precisa e transparente, pois o sistema permite monitorar os horários de visita e a qualidade do trabalho em cada PDV, com fotos do “antes” e do “depois” da atuação do promotor no local, ações realizadas, material positivado, produtos montados etc.