Experiência de Marca

A emoção do "Brasileirão" sob o olhar da Petrobras

A ação de marketing promocional da Petrobras teve como foco os amantes do futebol, mais precisamente, os torcedores que deixam sua paixão pelo clube aflorar em cada partida. Patrocinadora do Campeonato Brasileiro de Futebol, a novidade teve como mote: “A maior jornada do futebol brasileiro”.

A ação de marketing promocional da Petrobras teve como foco os amantes do futebol, mais precisamente, os torcedores que deixam sua paixão pelo clube aflorar em cada partida. Patrocinadora do Campeonato Brasileiro de Futebol, a novidade teve como mote: “A maior jornada do futebol brasileiro”.

Até o fim do campeonato, Fabiano Tatu, torcedor símbolo do Brasileirão Petrobras 2010, visitou cada uma das 20 torcidas dos clubes que participaram do Brasileirão. Os minidocumentários da aventura foram exibidos semanalmente no site.

O pontapé inicial foi na torcida do Corinthians, durante o jogo contra o Atlético-MG, realizado no dia 18/07, no Pacaembu (SP). No vídeo, Fabiano Tatu contou a história do clube e visita o bairro Bom Retiro, onde nasceu o Corinthians e onde fica a sede da Gaviões da Fiel. Tatu também conversou com o ex-goleiro Tobias, com novos e antigos torcedores, além de experimentar como é torcer pelo time durante o jogo, no meio da torcida corintiana.

Os minidocumentários foram narrativas que extrapolam o que aconteceu no jogo da rodada, pois teve foco na cultura e na identidade das torcidas. “A ideia foi construirmos um registro de como é a emoção de torcer para cada um dos clubes do Brasileirão. Nessa jornada, Tatu esteve imerso na vida dos torcedores, descobrindo histórias, personagens, depoimentos e curiosidades que compõe o universo da maior paixão dos brasileiros”, conta Walter Romano, do núcleo de Comunicação Digital da Petrobras.

Além de acompanhar as histórias no site, o público pôde participar da jornada do Tatu em um canal exclusivo no YouTube e também via Twitter (@todastorcidas). A cada rodada foram realizadas promoções e concursos culturais em que os torcedores concorreram a camisas dos clubes e a ingressos para as partidas.

Com essa ação, a Petrobras pretendeu reforçar sua associação com o futebol, por meio do maior evento esportivo do calendário nacional. A Companhia esperou criar identificação dos torcedores com sua marca e utilizar a plataforma digital como canal para divulgação de produtos e serviços da Petrobras.