Brand Footprint Brasil 2025

Marcas mais presentes nos lares brasileiros cresceram ao diversificar canais de venda e focar em segmentos premium, confirma pesquisa

Relatório aponta consumidores mais seletivos e frequência de compra estável; Coca-Cola, Ypê e Perdigão compõem ranking de marcas mais escolhidas

O estudo Brand Footprint Brasil 2025, realizado pela Worldpanel by Numerator aponta redução no número de marcas que conseguiram ampliar sua presença nos lares em comparação com anos anteriores.

Em 2024, 167 marcas aumentaram seus Consumer Reach Points (CRP) – métrica que combina penetração e frequência de compra –, enquanto a média de empresas presentes nos lares subiu apenas duas marcas em relação ao ano anterior, totalizando 97.

O dado confirma uma tendência: embora os consumidores estejam comprando mais por visita (+1,8% em volume por ocasião e +4,3% no gasto médio), estão sendo mais seletivos, optando por embalagens menores e mantendo a frequência de compra estável (-0,4%).

Pesquisa Brand Footprint Brasil 2025 revela marcas que mais estão presentes na casa dos consumidores brasileiros
Foto: Canva

“A dinâmica atual é marcada por um consumidor ‘Net Zero’, que equilibra os gastos mantendo o nível de consumo estável. Esse cenário traz novos desafios: marcas precisam competir em mais canais e categorias, com diferenciais claros de valor e relevância”, ressalta Elen Wedemann, CEO da Worldpanel by Numerator no Brasil.

As marcas que conseguiram ampliar seus CRPs o fizeram, principalmente, por meio da diversificação de estabelecimentos e foco em segmentos mainstream e premium. Das 50 mais presentes nos lares brasileiros, 54% apresentaram crescimento, sendo que 93% delas expandiram sua atuação via oito ou mais canais.

A Coca-Cola segue na liderança como a marca mais escolhida do País, com 644 milhões de pontos CRP. Completam o Top 5: Ypê (568 milhões), Perdigão (498 milhões), Seara (474 milhões) e Sadia (431 milhões), que retorna ao grupo das cinco primeiras.

A gestão de canais e de preços também volta a se destacar como principal driver de crescimento, especialmente diante de um cenário em que a decisão de compra tende a priorizar conveniência e disponibilidade. O consumidor está até 4,2 vezes mais propenso a trocar de marca do que de canal, especialmente em categorias como biscoitos, snacks e refrigerantes.

Os dados do Brand Footprint Brasil 2025 analisam as decisões de compra dos consumidores em todo o mundo. No Brasil, o estudo abrange uma amostra de 11.300 lares, representando 61 milhões de domicílios — o equivalente a 82% da população domiciliar do país. A pesquisa também avalia o desempenho de mais de 350 marcas.

Beatriz Maxima

Repórter

Jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. Formada em Jornalismo pela Unesp, é pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.

Jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. Formada em Jornalismo pela Unesp, é pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.