MICE

Liderança: substantivo feminino

Mulheres no turismo ou nos negócios, destacam-se pela resiliência, empatia, acolhida e respeito às emoções

Das 508 empresas listadas no banco de dados da BM&F Bovespa, 197 (38,7%) delas têm pelo menos uma mulher no conselho de administração e 165 (32,48%) possuem uma conselheira efetiva, de acordo com dados do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, divulgados no final de 2021. Em porcentagem, ainda que em crescimento, os números significam uma presença muito inferior à dos homens em cargos de decisão.

Os números em crescimento citados são observados em iniciativas como o Movimento +Mulher 360, do qual participam cerca de 40 grandes corporações como Walmart, Arno, Amanco, Bunge, Coca-Cola, Diageo, HP, Natura, P&G, Pepsico e Santander, entre outras. O objetivo é equilibrar a balança de gênero nas empresas e nas comunidades onde elas estão inseridas. 

Adicionalmente, é necessário lembrar que a temática de mulheres no turismo integra a agenda das Nações Unidas em seu quinto ODS (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável), que trata da igualdade de gênero e do empoderamento feminino, inclusive com base na participação efetiva das mulheres e na necessidade de igualdade na ocupação de posições de liderança e de tomada de decisão.

Leia também: Rock in Rio apresenta Rock Your Street em Lisboa

A bandeira da equidade de gênero também foi uma prioridade no Fórum Econômico Mundial em 2018. Desde então, os dados são alarmantes e mostram, a partir de relatório divulgado em 2021, que serão necessários mais de 268 anos para que a disparidade de gênero seja completamente erradicada. O mesmo estudo mostra que as taxas de demissões foram mais altas entre mulheres durante a pandemia. Na contramão desta realidade, na hora de recontratação, à medida que a economia se recupera, elas são menos contratadas do que os homens.

Ainda que os dados do Fórum Econômico Mundial sejam globais e atinjam todos os setores econômicos, estudos nacionais como alguns dos comandados pela professora e pesquisadora da USP, Mariana Aldrigui, que também é conselheira da WTM Latin America, mostram a mesma realidade na indústria do turismo no Brasil. “Há quase 100 anos falamos sobre o turismo como uma potência econômica no Brasil e, ainda que tenhamos vivido uma explosão de cursos e a consequente qualificação na década de 90, foi em 2014 que vivemos o melhor ano da história do setor” diz, complementando que “a expectativa era grande em 2019 e esperávamos um 2020 com muitas oportunidades e resultados, quando entramos em pandemia”.

Mariana-Aldrigui: Brasil é potência no turismo mas o melhor ano foi 2014

O fato é que o estudo liderado por Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio aponta que a maioria dos países que depende do turismo para preservar seus empregos, ficou em uma situação muito delicada nos últimos tempos. “No Brasil, ainda temos 40 mil vagas formais para serem recriadas a ponto de chegarmos aos patamares de 2019. E sabemos que a maioria dessas vagas serão priorizadas para homens, parte por demanda das empresas, parte por definição das próprias famílias”, diz.

Por todos os seus desafios e pela necessidade de revisão imediata, o tema vem ganhando relevância e entrando na pauta de empresas e eventos ligados à indústria, entre os quais estão a Lacte promovido pela Alagev – Associação Latino-Americana de Gestão de Viagens e Eventos Corporativos em sua 17ª edição, nesta terça e quarta-feira no WTC em São Paulo, e a WTM Latin America, em sua oitava edição presencial, entre 5 e 7 de abril.

“Nós precisamos e vamos pensar, criar e construir o novo pela perspectiva da sustentabilidade, da equidade e da inclusão, apoiando a reconstrução da nossa indústria”, diz Giovana Jannuzzelli, diretora-executiva da ALAGEV.

Para além dos desafios já citados, a participação efetiva de mulheres em posições de liderança é uma realidade em empresas brasileiras ou que atuam no Brasil. São os casos, por exemplo da United Airlines, da Schultz e do Plaza Premium Group.

“Nossa capacidade de ver o mundo por outros e mais ângulos é um grande diferencial quando trabalhamos numa indústria focada na hospitalidade e na experiência, como é o caso do turismo”, diz Ana Santana, diretora-geral da Schultz. A percepção da executiva é compartilhada por Alicia Perez, Sales Manager no Plaza Premium Group. “É muito cruel falar que a mulher não pode ou não deve trabalhar com suas emoções. Nós somos demandadas a ocupar espaços com muita firmeza e eu acredito que podemos manter nosso lado intuitivo e de acolhimento”, diz Alicia.

Thais Del Ben: Diversidade & Inclusão também é pilar estratégico na WTM Latin America 2022