MICE

Rock in Rio apresenta Rock Your Street em Lisboa

Espaço além-fronteiras convoca à celebração da pluralidade no palco e nas ruas

A organização do Rock in Rio apresentou na tarde desta quinta-feira em Lisboa, no Parque da Bela Vista, casa do festival na capital portuguesa, a nova Rock Street, proposta que visa mostrar em cenografia e lineup as diferentes expressões culturais de todo o mundo. No palco nomes estão nomes como Jupiter & Okwess, Bombino, Idiotape, Johnny Hooker, Paulo Flores & Prodígio (com um novo projeto – Esperança), Titica, Bruno Pernadas, Omar Souleyman, Arooj Aftab, Sara Correia, Magdalena Bay e Francisco, El Hombre.  

Segundo Roberta Medina, “não existem barreiras geográficas nem entre raça, religião, crenças ou visões políticas, gênero ou idade. É um espaço dedicado ao mundo, às pessoas, à sua história, ao respeito e à empatia e que celebra a riqueza que existe nas diferenças”, afirma a vice-presidente do Rock in Rio sobre os talentos de Portugal, Nigéria, República Democrática do Congo, EUA, Angola, Turquia, Paquistão, Síria, México, Brasil e Coreia do Sul que se apresentarão na cidade do rock.

Leia também: Onde investir em Portugal

Nesse sentido, o festival assinou recentemente a Carta Portuguesa para a Diversidade, iniciativa da Comissão Europeia, promovida pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), que visa encorajar empresas e empregadores a implementarem e desenvolverem políticas e práticas internas de promoção da diversidade, tendo também estabelecido uma parceria com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão para orientar investimentos em Portugal e trabalhar este tema dentro da organização e no evento. “Rock Your Street é a nossa forma de desafiarmos todos a levarem esta mesma visão para as suas ruas e os seus bairros, transformando em conjunto conosco. Podem já se preparar porque a energia e vibe desta rua é contagiante e promete não deixar ninguém indiferente”, acrescenta Medina.

Com uma cenografia diferente de tudo o que este espaço já acolheu, as famosas “casinhas” da Rock Your Street chegam com um novo look, bastante colorido e vibrantes, ricas em detalhes, mensagens e simbologias que traduzem a mesma visão de pluralidade, prometendo continuar a fazer as delícias dos instagramers. Além disso, este espaço voltará a contar com propostas de animação de rua que, esta edição, levam à Cidade do Rock grupos e coletivos de diferentes culturas, numa programação diversa que a cada dia apresenta um novo ritmo e expressão cultural.

Programação do Rock Street nos quatro dias de evento na cidade do rock

Segundo Luís Viegas, Programador Cultural há mais de 20 anos e Curador da Rock Your Street, “um mundo melhor apenas é possível com a inclusão de todos, logo a programação deste espaço, seja em palco ou através das performances de rua, traz para o festival projetos que, por norma, acrescentam experiências e vivências que normalmente estão presentes em circuitos mais alternativos. Trabalhámos neste lineup com a premissa da diversidade e de mostrar que, na música, não existem limites geográficos, dando espaço a todos os estilos para todos os públicos. A música é linguagem universal e neste palco cabem todas as culturas, todos os estilos musicais, todas as idades e gêneros, desde talentos tão consagrados como o de Paulo Flores, a propostas frescas e, ainda, menos conhecidas entre nós como a Arooj Aftab”.

A 9.ª edição do Rock in Rio está marcada para os dias 18, 19, 25 e 26 de junho de 2022, no Parque da Bela Vista. Esta será, sem dúvida, uma edição especial, na qual as portas da Cidade do Rock voltam a abrir ao público após quatro anos, prometendo o tão desejado reencontro com a música, o entretenimento e a vida ao vivo.