Conteúdo Especial

Eliminação do Brasil na Copa Feminina toma conta das redes sociais

Partida também marcou a despedida da Marta, maior artilheira da história dos mundiais de futebol.

A plataforma de monitoramento e interação de conversas em canais digitais, STILINGUE, em parceria com a NWB, content tech focada em esportes do Grupo SBF, divulgou hoje o terceiro relatório revelando os insights mais recentes sobre o que está sendo debatido nas redes sociais em relação ao Campeonato Mundial de Futebol Feminino.

A quantidade de discussões sobre a Copa cresceu ao longo do torneio, com 71,2 mil mensagens monitoradas e uma média diária de aproximadamente 7 mil publicações, durante o período analisado de 25 a 31 de julho. O ponto alto ocorreu no dia 29, quando a Seleção Brasileira enfrentou a Seleção Francesa, gerando 10,1 mil mensagens em um único dia.

A maioria das conversas ocorreu no X (antigo Twitter), com 61% dos itens registrados, onde os publicadores esportivos se destacaram nas interações.

CazeTV se destaca nas transmissões

A CazéTV, como canal oficial no Brasil da Copa Feminina 2023, vem liderando o engajamento e satisfação do público, sendo o único meio a transmitir os 64 jogos do campeonato ocorrendo na Austrália e Nova Zelândia.

Foram 3,2 mil publicações demonstrando o consumo dos telespectadores por algum canal de transmissão, sendo 1,7 mil citações à CazéTV, 1,3 mil à Globo e 1,1 mil ao SporTV.

Apesar do delay das imagens ainda ser um desafio relevante nas transmissões via streaming, o público se mostrou menos incomodado, até brincando sobre isso em algumas conversas.

Empate, eliminação e despedida

Infelizmente, apesar das expectativas das atletas e da torcida, a nossa Seleção não conseguiu sair do zero a zero contra a Jamaica, na última quarta-feira (2/8), sendo eliminada da Copa. Naturalmente, o resultado gerou críticas, com a técnica sueca, Pia Sundhage, sendo alvo de negativação entre os internautas.

Considerando os dados iniciais sobre a partida, consolidados pela STILINGUE até as 12h do dia 02/08, houve 11,1 mil conversas envolvendo a Seleção Brasileira, sendo 60% delas com índice negativo, enquanto as atletas que entraram em campo foram citadas em 12 mil publicações, com iguais 60% apresentando sentimento negativo.

Bira, comentarista esportivo e criador de conteúdo do Desimpedidos e Camisa 21, analisa: “Depois de uma estreia empolgante contra o Panamá, a seleção acabou apresentando os mesmos vícios que já tinha mostrado durante o ciclo. Pia se perdeu na sua estratégia conservadora e o Brasil acabou se acovardando diante do medo, ao invés de enfrentá-lo. Um sentimento de decepção, principalmente com esse final triste para uma seleção que carregava a maior artilheira das Copas. Marta merecia mais, e nós torcedores também.”

Apesar do sentimento generalizado de frustração, uma parte considerável dos comentários envolveu apoio à jogadora Marta, que se despede da Seleção Brasileira após sua última Copa. Maior representante do futebol feminino nacional, Marta deixa a seleção após 189 jogos e 122 gols marcados. Vinte anos depois de iniciar a trajetória com a camisa amarela, a camisa 10 deixa seu legado como maior artilheira da história do mundial, entre homens e mulheres.

Em entrevista após a eliminação, a ídola brasileira destacou a importância do apoio contínuo ao esporte. “Quero que o Brasil siga com o mesmo entusiasmo, apoiando. Resultado não acontece de um dia para o outro. Isso mostra que o futebol feminino dá lucro, é produto. A Marta acaba por aqui, estou muito grata pela oportunidade que tive e estou muito contente com o que está acontecendo. Para elas é só o começo, para mim é o fim da linha”, destacou a atleta.

Brasil sai, Copa segue

Agora sem uma seleção na Copa para torcer, a torcida brasileira deve começar a direcionar suas expectativas sobre quem deve levar a taça do mundial. A atual campeã, a seleção dos Estados Unidos, passou para as oitavas de final com dificuldades. Foram 4,2 mil conversas sobre a seleção estadunidense, envolvendo cerca de 2 mil internautas. Uma das anfitriãs, a Austrália, movimentou 7,1 mil mensagens, número influenciado também pelo fato do país ser uma das sedes do evento.

Representando a América do Sul entre os destaques, a Colômbia surpreendeu com a vitória sobre a Alemanha. No dia da partida com os europeus, 30 de julho, foram 5,5 mil publicações monitoradas, com 17% delas citando uma ou ambas as seleções.

As primeiras classificadas, ainda na segunda rodada da fase de grupos, foram Espanha e Japão. Surpreendendo ao garantir uma chance na fase do mata-mata, as seleções da Jamaica, Nigéria e também África do Sul seguem na Oceania. Apesar disso, as expectativas ainda giram em torno das tradicionais seleções da França, Austrália e Estados Unidos, sendo as mais comentadas e, por enquanto, as favoritas para a próxima fase, segundo o público.

Foto: Divulgação