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O impacto do CRM e comportamento do consumidor no seu negócio

Se a sua empresa não utiliza ferramentas de CRM para a gestão de relacionamento com seus clientes, você está perdendo tempo e dinheiro.

* por Clóvis Souza, fundador da Giuliana Flores

Podemos falar em vendas, KPIs, descontos, mas, se não houver clientes, os esforços são em vão. O consumidor é o elo mais forte e importante entre o varejo.

Se a sua empresa não utiliza ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) para a gestão de relacionamento com seus clientes, você está perdendo tempo e dinheiro.

Dia-apos dia, o mercado está mais competitivo e acompanhar o cliente está mais trabalhoso, por isso acompanhar a jornada do cliente se faz tão necessário.

Conforme conhece os hábitos do seu consumidor, como tíquete médio, frequência de compra e quais produtos prefere, você consegue antecipar ofertas, propor novas condições de pagamento, criar ações mais efetivas e com isso atrair e reter seu público.

O momento pré-compra é importante, mas o serviço pós-venda e as interações com os consumidores é ainda mais.

Na era da Web 5.0, em que as redes sociais ultrapassam o âmbito do entretenimento e se tornaram plataformas de compras e serviços, ouvir de perto seus clientes é uma oportunidade de entender suas necessidades e antecipá-las.

Um exemplo disso é, antes de lançar um produto, criar uma enquete e pedir a opinião dos internautas. A partir daí fazer o lançamento se houver aderência, ou descontinuar se perceber a falta de interesse por ele.

O SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) não só expressa a satisfação dos consumidores, como serve como fonte de opinião para outros, que têm a oportunidade de ouvir a opinião de pessoas reais sobre determinado produto/serviço.

Ampliar as possibilidades de venda também é uma forma de conquistar novos clientes. As vendas por aplicativo, como o WhatsApp, cumpriram um papel importante na pandemia e que vão continuar por questões de praticidade e comodidade.

De acordo com o estudo Consumer Insights, realizado pelo Instituto Kantar, no segundo trimestre deste ano, 47% das vendas via WhatsApp são de pessoas da classe C e 33% dos usuários da modalidade têm mais de 50 anos.

É uma facilidade maior para o público de mais idade, pois a ferramenta possibilita um atendimento mais pessoal e personalizado do que o tradicional e-commerce.

Que as compras virtuais são o presente e o futuro não há dúvidas. A transformação digital foi impulsionada pela pandemia, e com isso consumidores necessitaram de mais atenção e interação, bem como ferramentas e varejo se adaptaram para atender seus clientes.