Experiência de Marca

Evento esportivo: todos os stakeholders têm que jogar em equipe

Aproveitando minha estada pela terra do Tio Sam, estive num jogo da NBA – Pelicans X Miami Heat num domingo à tarde e algumas impressões para refletirmos sobre o conceito de Sportainment.

Semana passada estive em New Orleans para o Congresso da IAEE (International Association Exhibition and Events), mas sobre este falo no nosso próximo encontro, pois é muita informação para editar rapidamente.

Porém, aproveitando minha estada pela terra do Tio Sam, estive num jogo da NBA – Pelicans X Miami Heat num domingo à tarde e algumas impressões para refletirmos sobre o conceito de Sportainment.

  • Comprei o ticket com um mês de antecedência num site de fácil navegação e constantemente, mas não insistentemente recebia dicas de restaurantes, hotéis, shuttle e passeios na cidade no final do semana do jogo. O ticket oficial chegou 1 semana antes com várias orientações de possibilidade de chegada, inclusive código promocional de Uber. Nitidamente o evento-jogo é uma ferramenta de fomentar destinos;
  • Na chegada ao jogo, atividades de entretenimento com basquete e mascotes de marcas circulando. O curioso é que os monitores das atividades são jovens voluntários, extremamente profissionais e sorridentes – costumeiramente jogadores escolares e apaixonados pela modalidade. O voluntariado em eventos não é percebido como exploração ou “malandragem” dos organizadores;
  • Ainda lá fora, os “velhinhos cheer leaders” ensaiando e agitando ao som de DJ´s. Aliás, os atendentes de entrada de setores todos são funcionários “master seniors”. Terceira, quarta idade ativa, eficiente, simpática, solicita, tem oportunidade no setor de eventos americano em geral;

 

  • Para entrar no ginásio, você pode acessar por qualquer portão e se desloca internamente no ginásio, afinal eu quero você o maior tempo possível impactado pela publicidade, lojinhas e lanchonetes do local, não é mesmo? Arquitetura e logística em eventos devem contribuir para o consumo e experiência;
  • Loja gigante e todos fazem compras ao mesmo tempo, preços de promoção ao supercaro e muitos, muitos caixas. Não quero que você fique numa fila por muito tempo e desista né?! Facilidades = Hospitalidade;
  • Nas paredes do lobby de entrada indicações e frases espirituosas do patrocinador explicam porque e benefícios de ter sua marca como parceira. Por ser época de Natal, ganhamos um chapeuzinho de Papai Noel com as cores do time local+marca da farmácia patrocinadora. Ativação de patrocínio e comprometimento estratégico.
  • Atividades de entretenimento antes e durante intervalos, tem uma estrutura de programa de TV, com MC, premiações e todos que participam recebem camisetas de patrocinadores do evento – isso cria um cenário, ação residual e fica muito subliminar. E temos de lanchonetes, energéticos, loja de roupas e até outros eventos fazendo ações pontuais. Ativação de patrocínio tem que ser tematizada, customizada e constantemente reciclada, pois participantes vão em jogos frequentemente;
  • Durante o jogo, você recebe mais informação que qualquer programa de esporte possa mostrar (estatística, fofoca de jogadores, programas sociais, lesões, aquecimento, etc), pois você fica interado o tempo todo. Sem falar na qualidade de telão e rapidez das imagens on time com situações dentro e fora de quadra. Infraestrutura dos espaços de eventos, apoiando o espetáculo de qualidade, o que eu sei e entendo, tem mais chance de eu gostar.

Ah! o Pelicans perdeu do favorito por 08 pontos, mas o animador de torcida+mascote+telão não pararam de incentivar e nos estimular até o final da partida, mesmo com o pessoal que veio de carro querendo sair mais cedo – sim, o congestionamento existe, mas é tanto guarda ajudando nas rotas que fica até suave.

O espetáculo de boas jogadas nos eventos esportivos, não é só dos jogadores e times e sim de quem organiza o campeonato ou os jogos em suas sedes, pensar que a experiência do torcedor tem que ser perfeita é que estimulará a constância de sua presença, a persuasão de levar mais pares e gastar uns bons trocados com comida e tudo o mais que lá for vendido, inclusive a experiência é priceless, ainda mais num produto esportivo que tem como ativo único a imprevisibilidade que motiva tanto o ser humano.

Que façamos melhores jogadas em 2019!

High Five!!!!