CONTEÚDO

Cinco dicas para assimilar a nova rotina de trabalho híbrido


19 de Abril de 2021

Em2020, um resumo de dicas de produtividade para trabalhar em casa era uma das pautas mais populares na Forbes. Quase um ano depois, enquanto muitos de nós nos preparamos para mudar para um ambiente de trabalho híbrido, o Consultor Executivo de Produtividade do Google oferece um novo conjunto de táticas de preparação.

Muitas empresas estão em processo de atualização de tudo, desde salas de reuniões a áreas de trabalho de plano aberto e pontos de encontro ao ar livre. Certifique-se de saber como seu local de trabalho está mudando e quais ferramentas estão disponíveis para você.

Como fazer o “trabalho de casa” funcionar para você, reunimos dicas para se manter produtivo e com os pés no chão quando sua sala-de-estar se transformar em seu escritório. 

Muitos ainda estão trabalhando em casa, mas também estão se perguntando como o trabalho mudará em 2021 e depois. O consenso entre muitas empresas de analistas é que o trabalho híbrido - uma mistura de dias de trabalho passados em casa e no escritório - se tornará o novo normal para ocupações em que é uma opção.

Então, como você se prepara para essa nova realidade de trabalho híbrido? Usando as mesmas ferramentas e percepções que deram a você melhor controle sobre seu tempo e ambiente de trabalho durante a pandemia. Veja como.

Absorva as lições do trabalho em casa

Para muitas pessoas, trabalhar em casa deu a elas alguma flexibilidade na maneira como dividiam seu tempo e atenção ao longo do dia. Eles encontraram seus ritmos naturais de trabalho, bloquearam seus calendários durante os horários de pico de foco e lidaram com e-mails e reuniões durante uma parte diferente do dia. 

Mas muitos de nós não conseguiam conquistar nossos calendários. Nossos dias de trabalho tornaram-se mais longos e fragmentados. As video chamadas - com mais frequência, participantes e fusos horários - prolongaram nossos dias em ambas as extremidades e, à medida que o pessoal e o profissional se fundiam, víamos mais interrupções.

Portanto, enquanto muitos de nós nos preparamos para mudar para um modelo híbrido de trabalho, a primeira coisa a fazer é um inventário de tudo que funcionou (e não funcionou) para você durante o trabalho em casa.

Planeje e tema seus dias

Planejar e criar temas para seus dias o ajudará a maximizar seu tempo em ambos os lugares. Por exemplo: sua equipe pode designar dois dias por semana em que todos vão ao escritório. Estes são os dias para agendar reuniões de grupos maiores, bate-papos com café para manter e construir relacionamentos e atualizações sobre projetos compartilhados. 

Pelo menos um dia da semana pode ser um dia sem reuniões, proporcionando a todos algum tempo focado para se concentrar sem a distração de correr entre as salas ou entrar em reuniões virtuais. 

Se você puder escolher quais dias deseja passar e onde, pense cuidadosamente sobre seu ritmo produtivo ao longo da semana. Se segunda-feira é o seu dia de “ramp-up” e é cheio de reuniões para começar, é melhor gastá-lo no escritório. Depende muito dos ambientes específicos de sua casa e escritório. Seus temas devem aproveitar ao máximo o que cada local tem a oferecer.

Conheça suas ferramentas e espaços

No ano passado, muitos de nós começamos a tirar maior proveito das diferentes configurações em nosso software de videoconferência, calendários e caixas de entrada. Aprendemos como gravar reuniões, desfocar planos de fundo ou configurar regras e filtros personalizados para nossos e-mails.

 Ser experiente em ferramentas continuará a ser importante, pois conectamos dois contextos muito diferentes. Considere definir o horário de trabalho e a disponibilidade em sua agenda, para que seus colegas saibam quando você pode ser encontrado da melhor maneira.

Da mesma forma, ao voltar para o escritório certifique-se de saber como seu local de trabalho está mudando e quais ferramentas estão disponíveis para você. Os espaços de colaboração estão disponíveis para o brainstorming da equipe? Como sua equipe concordará sobre como, quando e onde eles se reunirão?

Entenda como você e sua equipe trabalham

Agora é a hora de estabelecer novas formas de trabalhar e colaborar que atendam a diferentes fusos horários, bem como respeitar os estilos de trabalho individuais e as obrigações pessoais.

Um desenvolvimento positivo em nosso experimento de quase um ano em trabalho remoto foi a maneira como as videoconferências se tornaram mais inclusivas de equipes remotas globais. 

Ganhamos uma nova perspectiva sobre nossos companheiros de equipe como seres humanos inteiros dentro de suas próprias casas. Ao voltar para o escritório em tempo parcial, encontre maneiras de manter a camaradagem e a empatia que resultaram dessa experiência compartilhada.

Como todos nós nos preparamos para a próxima fase na evolução do trabalho, é uma grande oportunidade para desenvolver hábitos que nos ajudam a entregar o nosso melhor. O planejamento e a intenção são muito importantes.

O Google já reúne dados bons sobre como extrair o melhor de suas equipes. Alguns anos atrás, o Google concluiu um estudo de pesquisa de vários anos em equipes de alto desempenho e descobriu que todos eles tinham cinco elementos em comum: segurança psicológica, confiabilidade, estrutura e clareza, significado e impacto. 

Ao fazer a ponte entre os mundos remoto e pessoal, você está preparando a si mesmo e a sua equipe para o sucesso? Você tem um conjunto de normas de equipe? Vocês entendem os estilos de trabalho e zonas de produtividade uns dos outros? 

Talvez você comece a oferecer duas opções de treinamento e reuniões gerais, cada uma em um final diferente do dia de trabalho. Talvez você implemente "Sem reuniões às sextas-feiras". Essas mudanças não se referem apenas a fusos horários diferentes, mas também respeitam nossos estilos de trabalho individuais e obrigações pessoais. 

Conforme as equipes voltam a se reunir no escritório - pelo menos parte do tempo - é uma chance de estabelecer novas formas de trabalhar e colaborar com base nas lições do ano passado.

Reserve um tempo livre

Muitos de nós somos péssimos em fazer pausas quando trabalhamos em casa. Nós eliminamos a distância física permanecendo conectados o tempo todo. Muitas pesquisas sugerem, no entanto, que você é mais produtivo quando faz pausas regulares para recarregar. 

Ao pensar em configurar sua semana de trabalho híbrida, não se esqueça de incluir no orçamento algum espaço em branco em sua agenda. Não sou fã de agendar intervalos, já que pode parecer mais uma obrigação. Mas certifique-se de ter algum tempo do dia para almoçar ou tomar um café - seja no escritório ou em casa. 

Como todos nós nos preparamos para a próxima fase na evolução do trabalho, é uma grande oportunidade para desenvolver hábitos que nos ajudam a entregar o nosso melhor. O planejamento e a intenção são muito importantes. Produtividade pessoal não se trata apenas de quanto você faz em um dia. É fazer as coisas que mais importam para o seu dia.

(Fotos: Divulgação).

Tags: trabalho-hibrido | Forbes | google | home-office