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B2B e B2C: como evoluir e crescer digitalmente com públicos diferentes?

Conhecendo as diferentes abordagens que podem ser aplicadas a cada público, será muito mais fácil delimitar seus objetivos, trabalhar os canais de comunicação e alcançar metas.

Concept message B2B as Business To Business, B2C as Business To Consumer and light bulb as symbol for idea written with chalk on wooden mini blackboard labels, defocused chalkboard and wood table in background
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Tulio-Rocha

Quando se trabalha com B2B e B2C é preciso estar atento a algumas diferenças que podem ser decisivas para atingir os dois targets, uma vez que é preciso focar a buyer persona adequada em cada perfil de público. As ofertas, a segmentação dos canais de comunicação, ações de marketing e linguagem utilizada são alguns pontos que se diferem e precisam de estratégia e planejamento.   

Em linhas gerais, o perfil e o volume de pedidos são os fatores mais importantes a considerar, mas também é fundamental avaliar outros pontos indispensáveis para desenvolver uma relação sólida e proveitosa para os dois lados: vendedor e comprador. Em ambos os casos, por exemplo, é imprescindível investir em inovação nos canais de comunicação.   

O mercado brasileiro digital avançou muito após a pandemia, praticamente todas as empresas já buscaram ou estão buscando se reinventar digitalmente, tentando descobrir como acelerar sua curva de aprendizado e se tornar relevante nos meios on-line. Com isso, muitas companhias estão percebendo que transformação digital não se trata apenas de ter um site ou loja virtual, mas sim de como facilitar os processos e atender melhor seu cliente, descobrindo oportunidades que antes estavam escondidas em meio a tanta burocracia e processos físicos estagnados.   

Após investir em planejamento, o próximo passo para entrar nessa onda digital é a escolha de uma plataforma que permita facilmente a expansão dos negócios, que tenha flexibilidade para atuar em modelos de negócios diferentes (B2B, B2C, be a marketplace , in a marketplace venda direta etc.).  

Foto: Depositphotos

Outra dica é escolher fornecedores estratégicos de mercado para manter o alto nível do serviço prestado aos seus clientes. Ter parceiros com expertise, alinhados com seus propósitos e com bom networking, é essencial para se desenvolver e ser pioneiro em iniciativas que agregam ao negócio. Um bom relacionamento com players e fornecedores ajuda no desenvolvimento de novas frentes de negócio e na consolidação das atividades junto dos clientes, sejam eles corporativos ou finais.   

Conhecendo as diferentes abordagens que podem ser aplicadas a cada público, será muito mais fácil delimitar seus objetivos, trabalhar os canais de comunicação e alcançar metas. Estamos em um momento fantástico de descoberta e aceleração tecnológica. Portanto, quem ganha com isso não é apenas a empresa, mas principalmente o cliente.  

*Tulio Rocha, Gerente Digital do Grupo Leonora,holding empresarial em constante movimento rumo à expansão.