Arte e Criatividade

VTEX DAY é o evento obrigatório do Marketing

Por Julia Padula: Mesmo para quem não atua na área de Marketing, eventos sobre inovação e tecnologia deveriam ser obrigatórios.Nesse sentido, o VTEX DAY é imperdível

Mesmo para quem não atua na área de Marketing, eventos sobre inovação e tecnologia deveriam ser obrigatórios – principalmente para profissionais que desejam se manter ativos em mercados cada vez mais tempestuosos. Nesse sentido, o VTEX DAY é imperdível

Em 2023, o VTEX DAY, misto de feira e congresso focado em Digital Commerce, repercutiu muito nas redes sociais, nos veículos e no boca a boca. O motivo não foi apenas a presença da principal atração, a übermodel Gisele Bündchen, mas também as participações de inúmeras empresas de tecnologia, startups e palestrantes reconhecidos. Por isso, minha visita à edição deste ano seria obrigatória. 

A convite da Promoview, mergulhei na experiência do VTEX DAY 2024, que aconteceu nos dias 11 e 12 de abril, no pavilhão do SP Expo, em São Paulo. Grandes players como PicPay, Amazon, Mercado Livre, PayPal, Pinterest, Cielo e Magalu, entre mais de 200 marcas, compareceram com amplos estandes, em uma estrutura mais aberta, sem paredes limitando a circulação – este, inclusive, um ponto positivo para o evento, que mesmo lotado, foi confortável de ser navegado. 

Outro destaque foi a infraestrutura do Wi-Fi para os visitantes, que, por incrível que pareça, já deixou a desejar em outros eventos de tecnologia. Vale também mencionar o lounge destinado ao Live Commerce, surpreendentemente expressivo e que não se limitou apenas ao espaço físico, já que desfiles de moda fizeram parte da programação. Tal grandeza imprimiu ares de importância a essa tecnologia, que nos últimos tempos parecia “desacelerada”. 

Faltou energia para acompanhar todas as palestras que me interessavam, mas encontrei lugar nas duas que eu precisava assistir: a da aniversariante do dia, Guta Tolmasquim, da Purple Metrics, que elucidou sobre o papel das métricas no Branding; e a de Neil Patel, co-fundador da NP Digital, que abriu o Palco Spotlight com uma apresentação poderosa sobre como se sobressair em um mercado de marketing altamente competitivo. Ah, e Neil ainda recomendou com todo o coração que as pessoas experimentem Bacio di latte, segundo ele “o melhor sorvete do mundo” – reforçando sua paixão notória pelo Brasil. 

Um detalhe que vai interessar a poucos, mas que me ganhou profundamente, foi o layout dos estandes menores, pré-moldados e em estilo treliça. Isso permitiu maior visibilidade das marcas, oferecendo um bem-vindo respiro ao enorme condensado de informações e colocando a sustentabilidade de verdade em prática. 

Com mais de oito mil pessoas sentadas e um número significativo de visitantes durante os dois dias, o VTEX DAY pode ser considerado um verdadeiro sucesso. O mérito, no caso, é da F/Malta, que fez justiça ao seu novo posicionamento: “Just Feel”. 

A edição do ano que vem já tem data marcada: 2 e 3 de junho de 2025. Enquanto isso, sigo checando o app do evento para saber quais vão ser as atrações…

Até a próxima,

Julia