Leonardo Duarte

O verdadeiro poder dos festivais

Tomorrowland

Você considera festival um tipo de evento? Eu não. Festivais são muito mais do que eventos. Para o público, são plataformas vivas de experiências que traduzem o espírito do nosso tempo. Para marcas, são poderosas ferramentas de conexão emocional com seus targets.

O festival Tomorrowland é um ótimo exemplo. Nascido na Bélgica há 20 anos, tem no Brasil sua segunda casa e hoje é conhecido como um dos maiores festivais do mundo. Mais do que música eletrônica, que hoje pode ser denominada como a nova dance music ou mesmo pop, são os seus valores que constroem uma das comunidades mais engajadas do entretenimento global. Quem está lá vive todos os seus códigos e uma marca só consegue se comunicar de forma legitima se entrar com esse mesmo propósito.

E o mais interessante é que o conceito de festival, popularizado pela música, se expande para praticamente qualquer passion point. Se existe uma comunidade engajada, existe espaço para um festival e oportunidade para marcas. Da Churrascada, para apaixonados por churrasco, a CCXP, o maior festival geek do mundo, passando pela Flip, de literatura, em Paraty.

Patrocinar festivais é uma chance valiosa de se associar ao estilo de vida dos consumidores, superar uma relação transacional e acessar o coração do público. Mas não adianta forçar uma conexão ou trabalhar no modo tentativa e erro. Para acessar uma comunidade com sucesso é preciso, antes de tudo, entender seus códigos culturais (assuntos, nuances, tons, estéticas), se comprometer a longo-prazo e agregar valor. O desafio é grande, mas a recompensa é maior ainda.

Leonardo Duarte
Leonardo Duarte

Entretenimento

Leonardo Duarte é Vice-Presidente Comercial da DC Set Group, uma das maiores holdings de entretenimento da América Latina. Com duas décadas de atuação no setor, tornou-se referência em estratégias de brand experience e na construção de conexões entre marcas e experiências ao vivo de alto impacto.

Leonardo Duarte é Vice-Presidente Comercial da DC Set Group, uma das maiores holdings de entretenimento da América Latina. Com duas décadas de atuação no setor, tornou-se referência em estratégias de brand experience e na construção de conexões entre marcas e experiências ao vivo de alto impacto.