Experiências em campo engajam mais do que campanhas nas redes sociais e TV. É o que revela nossa pesquisa realizada com a torcida do Coritiba durante a partida contra o Chapecoense pelo Campeonato Brasileiro da Série B, no estádio Couto Pereira, em 8 de agosto.
Conduzida pela Sponsorize, em parceria com o clube, o objetivo foi entender, de forma estratégica e com base em dados reais, quais elementos fortalecem a conexão emocional e o engajamento dos torcedores com marcas presentes no ambiente esportivo. Confira o resultado:
O que os torcedores valorizam
Com quase mil participantes, a mensuração revelou que 74% dos torcedores afirmam que ações presenciais em estádios e arenas são as que mais aumentam a chance de conexão com uma marca e o consumo de seus produtos. Esse percentual supera amplamente canais como redes sociais (12%), campanhas com influenciadores e atletas (11%) e até mesmo a televisão em horário nobre (3%).
As ações mais valorizadas pelos torcedores em dias de jogo são:
- Distribuição de brindes e sorteios (48%)
- Ofertas de descontos e benefícios exclusivos (36%)
- Experiências e brincadeiras durante os jogos (12%)
Entre os itens mais desejados como brindes ou premiações, lideram as preferências:
- Produtos oficiais do Coritiba, como camisas e uniformes
- Ações no campo e interações com torcedores
- Produtos dos patrocinadores e ingressos gratuitos
Esses dados confirmam que o envolvimento emocional, a proximidade com o clube e a experiência presencial são os principais motores de valor para marcas que desejam se conectar com esse público.
Conexão se constrói com ativações
Para Régis Potenza, Gerente de Negócios B2B do Coritiba SAF, o estudo mostra que a experiência de estádio vai além de assistir ao jogo. “Esse estudo conduzido com a Sponsorize comprova algo que sempre acreditamos aqui no Coritiba: o torcedor quer viver experiências, e não apenas assistir ao jogo. Ver que 74% dos nossos torcedores valoriza ativações presenciais como principal forma de conexão com marcas reforça a importância de promovermos esse tipo de interação”.
De acordo com Rômulo Carvalho, CEO da Sponsorize, um estudo de 2024 da WFA, em parceria com a Lumency, mostrou que apenas 18% das empresas destinam um budget de ativação equivalente ou maior do que o valor da cota de patrocínio. “Temos que virar esse jogo! No estádio, o torcedor quer mais do que ver um logo na placa. Ele quer sentir que a marca faz parte da experiência: interações, momentos de emoção compartilhada e benefícios exclusivos para o público alvo correto. É isso que constrói lembrança, engajamento e preferência”, afirma.