Artigo

À flor da pele: como o marketing sensorial vende sem dizer uma palavra

Em um mundo onde a atenção é cada vez mais disputada, marcas que despertam emoções têm saído na frente. O marketing sensorial vem ganhando espaço como uma poderosa estratégia para ativar os sentidos do consumidor e criar conexões mais profundas e memoráveis. Mais do que vender um produto, trata-se de criar experiências.

Com um estande interativo e aulas-shows exclusivas, desenvolvemos uma ação para a Bunge, uma das maiores marcas alimentícias do Brasil que levou o marketing sensorial ao centro da estratégia.

Na ExpoPizzaria e na Mara Cakes, exploramos o olfato, a visão e até elementos sonoros para criar um ambiente imersivo, capaz de transportar os visitantes para o universo da panificação, confeitaria, pizzas e frituras. O aroma irresistível dos produtos, aliado à estética cuidadosamente pensada e à apresentação ao vivo, estimulou curiosidade, despertou desejos e gerou lembranças positivas. Esse conjunto de estímulos não apenas capturou a atenção de participantes e empresários, mas também fortaleceu a conexão emocional com a marca, criando o contexto ideal para networking qualificado e fechamento de negócios.

Ouvir, cheirar, tocar, ver e saborear: quando bem explorados, esses cinco sentidos transformam uma simples compra em algo marcante. Não é por acaso que lojas como a Avatim investem em aromas exclusivos nos pontos de venda ou que a Apple desenha embalagens milimetricamente para entregar uma sensação tátil premium. No universo gastronômico, marcas como Coca-Cola não vendem apenas refrigerante, mas o som do “psst” ao abrir a lata, já a Corona investe no visual gelado e refrescância, todos eles ativando sensações que se fixam na memória.

Empresas que investem em marketing sensorial têm colhido mais do que vendas: ganham lembrança de marca, aumentam o tempo de permanência do cliente no ponto de venda e criam vínculos emocionais duradouros. E quando o consumidor sente, ele tende a voltar. É por isso que clientes se tornam mais fiéis quando são impactados por experiências sensoriais positivas.

A Porque Marketing entende que provocar os sentidos é também provocar resultados. Atuam com estratégias que conectam marcas e pessoas de forma criativa, humana e inesquecível, seja através de ativações de marca, eventos, branding ou campanhas multissensoriais.