Mais de 5 mil respondentes

Marcas buscam autenticidade, mas ignoram liberdade de criadores, diz pesquisa

Estudo da BrandLovers com 5 mil creators mostra que briefings engessados e relações curtas travam o potencial de parcerias e do setor de Creator Economy no Brasil.

Veja o resumo da noticia

  • Pesquisa com 5 mil criadores de conteúdo (BrandLovers, 2025) revela que 52,8% têm dificuldade em fechar campanhas por falta de alinhamento com marcas, enquanto 45% já recusaram propostas por conflito de valores ou "fit" inadequado, apontando um gap entre a busca por autenticidade e a prática de briefings engessados.
  • A maioria (61,7%) defende parcerias de longo prazo como fator crítico para bem-estar e qualidade das entregas, com 32,3% destacando a liberdade criativa como decisiva na aceitação de campanhas — mas apenas 44,5% consideram os briefings bem estruturados.
  • O CEO da BrandLovers, Raphael Avellar, conclui que marcas precisam tratar criadores como "mídia programática viva" (não apenas canal mensurável), com confiança e co-criação, já que 60,3% associam liberdade criativa diretamente ao bem-estar profissional.

Apesar do crescimento acelerado da chamada “creator economy”, uma nova pesquisa aponta que as marcas vêm agindo como limitadoras dos criadores de conteúdo. Segundo o estudo Creator POV 2025, da BrandLovers, as empresas entregam roteiros prontos, com pouca margem de adaptação, limitando a capacidade criativa dos influenciadores contratados.

A pesquisa ouviu mais de 5 mil criadores de conteúdo espalhados pelo Brasil, trazendo o objetivo de mapear os profissionais da creator economy, o que os motiva e como as marcas podem se conectar com eles de forma estratégica.

Limitação à liberdade dos criadores compromete entrega de resultados, diz pesquisa

pesquisa criadores brandlovers
Imagem: BrandLovers/Divulgação

A pesquisa da BrandLovers destaca os principais pontos de atrito na relação entre marcas e criadores:

  • Dificuldade de alinhamento: 52,8% dos criadores têm dificuldade para fechar campanhas pagas relevantes, pois as propostas não estão alinhadas ao seu perfil ou propósito.
  • Recusa por falta de ‘fit’: Mais de 45% dos criadores já recusaram propostas por falta de alinhamento de valores ou por a marca não combinar com seu perfil.
  • Busca por longo prazo: A maioria dos criadores (61,7%) defende parcerias de longo prazo, considerando-as um fator determinante para bem-estar e melhores entregas.
  • Valorização da liberdade: A liberdade para criar com o próprio estilo é um fator decisivo para 32,3% dos entrevistados na hora de fechar uma campanha.

De acordo com Raphael Avellar, CEO da empresa, a melhoria desse cenário passa pela confiança. “Não é só sobre pagar cachê. É sobre ouvir, confiar e construir junto. Quando o creator sente que pode criar com autenticidade, a entrega é mais leve, mais orgânica e muito mais eficiente para todos os lados”, afirmou.

O estudo conclui que as marcas precisam tratar os criadores de conteúdo não apenas como canais escaláveis e mensuráveis, mas como uma mídia programática viva, que exige autenticidade e liberdade criativa para prosperar. A tecnologia, neste contexto, deve servir para escalar o processo, e não para engessar o conteúdo.

Criadores ouvidos pela pesquisa comentaram o cenário, ressaltando dificuldades como cachês desvalorizados, e o fato de desejarem ser ouvidos e respeitados em seu processo criativo.

O estudo conclui que as marcas precisam tratar os criadores não apenas como canais escaláveis e mensuráveis, mas como uma mídia programática viva, que exige autenticidade e liberdade criativa para prosperar.

Veja abaixo os dados percentuais do estudo:

  • 52,8% dos criadores têm dificuldade para fechar campanhas pagas relevantes.
  • 61,7% defendem parcerias de longo prazo como fator determinante para bem-estar e melhores entregas.
  • 46,2% já recusaram campanhas por falta de ‘fit’ com a marca.
  • 45,3% já recusaram campanhas por conflito de valores.
  • 32,3% consideram a liberdade para criar com o próprio estilo um fator decisivo na hora de fechar uma campanha.
  • 31,1% já recusaram propostas quando o cachê é muito baixo.
  • 60,3% dos criadores afirmam que poder criar com liberdade contribui diretamente para o bem-estar.
  • 44,5% dos criadores dizem que briefings bem estruturados ajudam na rotina.
  • 15,1% já recusaram campanhas por incompatibilidade entre briefing e estilo pessoal.
  • 32,8% dos criadores relatam dificuldade em manter uma rotina consistente de criação.
Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.