Entrevista

Mais que esporte e open bar: eventos universitários agora são espaços estratégicos para experiências de marca

Victor Batista, Sócio Diretor da CIA, compartilha como os hábitos da geração Z transformaram as festas do público jovem

Os eventos universitários são mais que espaços de integração entre diferentes ambientes de ensino. Eles são espaços estratégicos que integram esporte, música e entretenimento com um público jovem e engajado. Ou seja, a oportunidade perfeita para as marcas se relacionem com uma das audiências mais influentes e formadoras de opinião do Brasil: a geração Z.

“Aqui, as marcas não apenas se comunicam, elas se conectam de verdade, geram engajamento orgânico e se tornam parte da memória afetiva de milhares de jovens“, explica Victor Batista, Sócio Diretor da CIA.

CIA é um dos eventos estratégicos para as experiências de marca
Foto: CIA

Perfil do público

Os hábitos e gostos da geração Z fizeram com que os eventos evoluíssem junto com as transformações sociais, buscando atrair um público que não vai mais para festas apenas por conta do open bar como antigamente.

“Hoje, vemos uma audiência mais exigente, que valoriza experiências imersivas, qualidade na entrega e autenticidade”, comenta Victor. “Esse novo comportamento também atraiu o olhar estratégico das marcas, que enxergam nos eventos universitários, como a CIA, uma plataforma potente de conexão e influência”.

Victor Batista, Sócio Diretor da CIA.

O ambiente universitário reúne um público jovem, altamente conectado, engajado e com forte poder de influência entre seus pares. A CIA concentra participantes de todas as regiões do Brasil, criando uma vitrine nacional para as marcas. As ativações que mais se destacam são aquelas que proporcionam interação, desafios ou recompensas, experiências que geram buzz nas redes sociais e criam memórias afetivas com as marcas.

Victor Batista, Sócio Diretor da CIA.

Laboratório de inovação

O público universitário possui uma espontaneidade e sinceridade ideal para apresentar novas ideias e conseguir feedbacks instantâneos. Neste contexto, as marcas acabam usando o evento como laboratório para testar novas abordagens, produtos ou até mesmo experiências voltadas para o engajamento dos frequentadores.

“A Red Bull, por exemplo, utiliza o evento pelo segundo ano consecutivo como plataforma de experimentação e lançamento de sabores exclusivos. A Missiatto também apostou nessa estratégia com os lançamentos do Corote Ice em 2024 e do Jiraya Drinks em 2025″, relembra o Sócio Diretor.

Próximos passos

Para os próximos anos, especialmente quando o assunto são as ativações de marca, a CIA seguirá focada em investir em ativações mais criativas, e tecnológicas que complementem a experiência do público nos eventos.

“Queremos que cada marca parceira encontre na CIA um palco para se destacar e cocriar momentos inesquecíveis, em um ambiente onde entretenimento, impacto e conexão caminham juntos”, finaliza Victor Batista.

Beatriz Maxima

Repórter

Especialista em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. É formada em Jornalismo pela Unesp e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.

Especialista em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. É formada em Jornalismo pela Unesp e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.